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https://hdl.handle.net/10316/89539
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santos, Tiago José Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-17T22:40:02Z | - |
dc.date.available | 2020-06-17T22:40:02Z | - |
dc.date.issued | 2016-05 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-508-3 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/89539 | - |
dc.description.abstract | A comunicação tirando partido dos seus meios dá significado à mensagem, ou ajuda a expressar o desejo de comunicação. No curso da história, a tipografia tem estado ao serviço da cultura e da comunicação escrita, respondendo aos estímulos provocados pela evolução das línguas, das culturas e das sociedades. Deve-se entender a sua história como o estudo das relações entre os vários estilos e a história da humanidade do ponto de vista político, filosófico e artístico. O domínio da tipografia implica um domínio da forma e uso em prol do seu conteúdo, possibilitando uma expressão espacial ou racional do mundo do Homem, construída a partir do seu conhecimento, imaginação, desejos e vontades. A sua forma adapta-se à língua do texto e ao meio, remetendo para uma percepção espacial de cada indivíduo, contribuindo directamente para a construção e reconstrução de um espaço na memória. Portugal foi até 1974 um país muito fechado, evitando a generalizada homogeneização visual dos centros urbanos um facto que propiciou a existência de um patrimônio tipográfico invulgar, contudo não está conotada com um estilo tipográfico específico. Segundo Balius, a reflexão sobre o impacto social da tipografia é uma área de estudo que ainda carece de aprofundamento (2013). Esta comunicação propõe-se a analisar os contributos que a tipografia das actuais placas toponímicas da cidade de Coimbra podem dar para a construção de uma identidade gráfica do espaço geográfico desta cidade. Será analisada a forma e estilos tipográficos dominantes e distintos destas sinalizações remetendo para a análise do espaço, da sua função e da sua história, comparativamente à história da tipografia e contextos de produção da sinalização. Adicionalmente é realizado uma análise demonstrativa da diversidade tipográfica patente na sinalização toponímica nacional. Este trabalho torna a história um objectivo activo, possibilitando a transmissão do legado tipográfico além do âmbito do Design. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | 6.º Encontro de Tipografia | pt |
dc.relation.ispartofseries | ;15 | - |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.title | Toponímia e Tipografia: Contributos para a Identidade do Espaço | pt |
dc.type | article | pt |
degois.publication.firstPage | 249 | pt |
degois.publication.lastPage | 274 | pt |
degois.publication.issue | 6 | pt |
degois.publication.location | Aveiro | pt |
degois.publication.title | Encontro de Tipografia | pt |
dc.relation.publisherversion | http://6et.web.ua.pt/#atas | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
degois.publication.volume | 1 | pt |
dc.date.embargo | 2016-05-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | CLP - Centre of Portuguese Literature | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0001-9983-0490 | - |
Appears in Collections: | UC Bibliotecas - Artigos em Livros de Actas |
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File | Description | Size | Format | |
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