Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/93479
Título: | “O bem-estar psicológico associado à prática de exercício físico: estudo de caso com alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico.” Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro no ano letivo 2018/2019. | Outros títulos: | “Psychological well-being related to the practice of physical exercice: case study with middle school students.” Teacher training report developed at the Vilarinho do Bairro Middle School during the 2018/2019 school year. | Autor: | Frias, Ana Carolina Peres Soares Castro | Orientador: | Massart, Alain Guy Marie | Palavras-chave: | Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão; Prática Pedagógica; Hábitos de vida saudáveis; Teacher Training; Physical Education; Reflexion; Teaching Practices; Healthy Lifestyles | Data: | 8-Jul-2019 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | “O bem-estar psicológico associado à prática de exercício físico: estudo de caso com alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico.” Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro no ano letivo 2018/2019. | Local de edição ou do evento: | Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito do 2º ano de Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento procura refletir toda a experiência vivida, bem como todos os conhecimentos adquiridos durante o Estágio realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, junto da turma B do 8º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo 2018/2019. Com vista numa reflexão crítica, estruturada e fundamentada relativamente a todo o percurso desenvolvido ao longo deste Estágio, pretende-se desenvolver todas as competências e saberes teóricos obtidos ao longo de toda a nossa formação académica, aplicados agora num contexto escolar real, agilizando o progresso do indivíduo enquanto profissional de Educação Física. No decorrer deste documento serão apresentados quatro capítulos, referentes ao enquadramento biográfico, à contextualização da prática, à análise reflexiva da prática pedagógica e à apresentação e fundamentação do tema problema. Assim, no primeiro capítulo incide sobre as expetativas iniciais e a autoanálise inicial das fragilidades e dificuldades. No segundo, será apresentado a caracterização do meio escolar e da turma. No terceiro, o documento apresenta-se subdividido em quatro grandes áreas: 1) as atividades de ensino-aprendizagem respeitantes a todo o processo de planeamento, realização e avaliação; 2) as atividades de organização e gestão escolar; 3) os projetos e parcerias educativas; 4) a atitude ética e profissional. No último capítulo da apresentação e fundamentação do tema problema, demos continuidade ao projeto “Conta, Peso e Medida”, destinado à sensibilização e promoção de hábitos de vida saudáveis dos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico. Em suma, este documento visa a caracterização da prática pedagógica supervisionada ao longo deste ano letivo, fazendo referência aos aspetos que me permitiram crescer e compreender o que é ser professor. This Teacher Training took place on the 2nd year of the Master’s degree in Physical Education in Elementary and Middle school, in the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. This report aims to reflect on the experience and the knowledge gathered during the internship on Escola Básica de Vilarinho do Bairro, on class B of the 8th grade, during the school year of 2018/2019.Regarding the knowledge developed during our academic training, this internship’s main goal was to apply this knowledge to a real academic context, as the student becomes now a professional in Physical Education.This report is divided into four chapters, which will discuss the biographic environment, the practical context, a reflective analysis of educational theory and the exposure of the main problems and their solutions. In the first chapter, we’ll discuss the initial expectations and a self-analysis of the main difficulties. In the second chapter, we’ll characterize the class and the school context. The third chapter, however, is divided into four main areas: 1st, the teaching activities related to the planning, implementation and evaluation; 2nd, organization and school management activities; 3rd, projects and educational partnerships; 4th, ethical and professional ethics. In the last chapter, regarding the main problems and their solutions, we’ll continue the project “Conta, Peso e Medida” (related to the BMI), designed to raise awareness and promote healthy lifestyles in middle school students. In conclusion, this document aims to characterize the educational practices that were monitored during the school year, referring to the matters that allowed me to grow and understand what it means to be a teacher. |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/93479 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1819_Carolina_Frias.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
163
Visto em 6/nov/2024
Downloads
101
Visto em 6/nov/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons