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https://hdl.handle.net/10316/93572
Title: | Desenvolvimento de um protótipo para análise de óleos industriais | Other Titles: | Development of a prototype for industrial oils analysis | Authors: | Silva, João Alexandre da Câmara | Orientador: | Ramalho, Amílcar Lopes Santos, Jaime Baptista dos |
Keywords: | Monitorização; Calibração; Optimização; Óleo; Manutenção; Monitoring; Calibration; Optimization; Oil; Maintenance | Issue Date: | 26-Jul-2019 | metadata.degois.publication.title: | Desenvolvimento de um protótipo para análise de óleos industriais | metadata.degois.publication.location: | Universidade de Coimbra | Abstract: | A manutenção condicionada é um tipo de manutenção subordinada a um acontecimento predeterminado. As ações de manutenção são desencadeadas quando se atingem valores críticos associados ao funcionamento do equipamento. Este tipo de manutenção é caraterizada pelo uso de sensores cuja informação obtida através destes é confrontada com valores de alarme predefinidos, requerendo para isso uma vigilância periódica ou permanente dos equipamentos em causa.O objetivo primordial deste trabalho é auxiliar o desenvolvimento de um dispositivo para análises de óleos industriais, que terá como objetivo da sua utilização a implementação neste género de manutenção. Utilizando o mercado atual como ponto de partida, a intenção passa por melhorar diversas caraterísticas no que diz respeito a recolha e caracterização dos óleos. A otimização destes parâmetros foi feita através de diversos processos iterativos, com a finalidade de produzir um protótipo capaz de competir com os concorrentes de mais alto nível no mercado atual.Este trabalho expõe as principais técnicas utilizadas na produção do protótipo em causa e explica o impacto que diferentes parâmetros tem na caracterização do óleo e, consequentemente, da sua importância a nível industrial.No final, o trabalho de otimização e calibração dos sensores contou com mais de trinta ensaios, em que se observou o comportamento do dispositivo quando solicitado aos diferentes testes impostos, de modo a perceber a sua resposta perante parâmetros críticos na análise de óleos.O resultado do projeto culminou em um protótipo capaz de analisar vários parâmetros do óleo diretamente relacionados com a sua degradação assim como perceber o estado de saúde do equipamento que alimenta, permitindo assim às equipas de manutenção agir proactivamente. Condition based maintenance is a type of maintenance that is subordinated to a default event. Maintenance actions are unleashed when critical values associated to the operation of the equipment are reached. This kind of maintenance is characterized by the use of sensors. The information that is captured is confronted with predefined alarms, requiring a periodic or permanent control of the equipment.The principal goal of this dissertation is to assist the development of a device intended to analyze industrial oils, that are aimed to be used in this kind of maintenance. Using the current market as a starting point, the objective is to improve several characteristics as far as collecting and analyzing oils is concerned. The optimization of these parameters was performed through several iterative processes, in order to produce a prototype capable of competing with the top manufacturers of the current market.This paper presents the techniques used in the production of this prototype and explains the impact of different parameters on the characterization of the oil and, consequently, its industrial importance and relevance.In the end, the work of optimization and calibration of the sensors counted more than thirty tests, in which the performance of the device was observed when requested by different tests, with the purpose to understand the answer towards critical parameters in an oil analyzes.The result of the project culminated in a prototype capable of analyzing various oil parameters directly related with the degradation as well as to perceive the state of the equipment that it feeds, thus allowing the maintenance team to act proactively. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | URI: | https://hdl.handle.net/10316/93572 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
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