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Title: O ensino/aprendizagem da acentuação gráfica nas aulas de PLNM
Other Titles: The teaching/learning of graphic accentuation in Portuguese as a non-native language (PNN) classes
Authors: Silva, Lidivine da
Orientador: Santos, Isabel Maria de Almeida
Keywords: ortografia; acentuação; ensino; português língua não materna (PLNM); orthography; accentuation; teaching; portuguese non-native language (PNN)
Issue Date: 15-Dec-2020
metadata.degois.publication.title: O ensino/aprendizagem da acentuação gráfica nas aulas de PLNM
metadata.degois.publication.location: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: A dificuldade no ensino/aprendizagem da acentuação gráfica no Português Europeu (PE) motivou a sua escolha como objeto de estudo do presente Relatório e como principal domínio de intervenção no âmbito do Estágio Pedagógico - integrados no Programa de Iniciação à Prática Profissional do 2.º Ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). O estudo do tema envolveu: (i) a distinção do fenómeno prosódico da acentuação e da convenção ortográfica do acento e a apresentação dos conceitos fundamentais para a sua descrição; (ii) a análise do tratamento dado à acentuação nos documentos orientadores para o ensino de línguas estrangeiras (e do português) e em manuais didáticos e gramáticas para aprendentes não nativos de português; (iii) a descrição das dificuldades de aprendizagem da acentuação gráfica nos aprendentes de Português Língua Não Materna (PLNM), identificadas em alguns estudos; (iv) a descrição e fundamentação das atividades com relevância para o ensino da acentuação gráfica, com apresentação de alguns resultados obtidos nesse contexto. Embora sejam em número limitado, os dados obtidos permitiram verificar que: (i) num contexto de ensino explícito, os alunos não aparentam ter grandes dificuldades na identificação da sílaba tónica e no uso do sinal diacrítico em palavras frequentes; (ii) num contexto de ensino implícito, parece existir uma tendência para a ocorrência de desvios por omissão do diacrítico.
The difficulty in teaching/learning graphic accentuation in European Portuguese (EP) motivated its choice as the object of study for the present Report and as a main intervention domain for the Pedagogical Internship - integrated in the Programme of Initiation to Professional Practice of the Master’s Degree in Portuguese as a Foreign Language and Second Language (PLELS) at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra. The study of the subject has involved: (i) the distinction of the prosodic phenomena of accentuation and the orthographic conventions of the accent and the presentation of fundamental concepts for their description; (ii) the analysis of the treatment given to accentuation in guideline documents used in teaching foreign languages (and Portuguese) and in manuals and grammars to non-native Portuguese speakers; (iii) the description of difficulties in the learning of graphic accentuation by learners of Portuguese as a non-native language (PNN), identified in a number of studies; (iv) the description and explanation of the activities relevant to the teaching of graphic accentuation, with the presentation of some results obtained in that context.Although limited in number, the data obtained allow to verify that: (i) in a context of explicit teaching, the students do not show great difficulty in the identification of the tonic syllable and the use of the diacritical sign in common words; (ii) in a context of implicit teaching, a trend arises in the occurrence of deviations by omission of the diacritic.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93691
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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