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https://hdl.handle.net/10316/95616
Title: | Educação e Formação Profissional: Analisando as Finalidades das Políticas Públicas Brasileiras no Quadro das Organizações Internacionais | Other Titles: | Education and Professional Training: Analysing the Purpose of Brazilian Public Policies in the Framework of International Organizations | Authors: | Pinto, Lazara Alves Alcoforado, Luís Barbosa, Márcia Regina |
Keywords: | Políticas Públicas; Organizações Internacionais; Educação Profissional; Educação no Brasil; Public Policies; International Organizations; Professional Education; Education in Brazil | Issue Date: | Dec-2020 | Publisher: | MinervaCoimbra | metadata.degois.publication.title: | Educação e Formação de Jovens e Adultos. (Re)Pensando o trabalho e os contextos profissionais | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Este artigo propõe uma reflexão a respeito da importância das políticas públicas na educação
brasileira. Pretende, ainda, perceber o enfoque principal dado pelas organizações internacionais,
enquanto promotoras de políticas educacionais que visam o desenvolvimento humano. Apesar da
existência da agência primariamente dedicada à educação, a Organização das Nações Unidas para
a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), procura-se demonstrar, que outras organizações
internacionais têm papel fundamental nas políticas fomentadas para a educação. Dessa forma, o
texto tenta explorar a atuação dessas instituições desde a década de 1950. Este artigo vem enfatizar
as finalidades das propostas do Banco Mundial, da UNESCO, do Fundo das Nações Unidas para a
Infância – Unicef, do Fundo Monetário Internacional, da Organização de Cooperação e de
Desenvolvimento Econômico, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Organizações
Internacionais que há décadas se fazem presentes no Brasil. This article proposes a reflection on the importance of public policies in Brazilian education. It also intends to understand the main focus given by international organizations, while promoters of educational policies aim at human development. Despite the existence of the agency primarily dedicated to education, the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) seeks to demonstrate that other international organizations play a fundamental role in the policies fostered for education. Thus, the text tries to explore the performance of these institutions since the 1950s. This article emphasizes the purposes of the proposals of the World Bank, UNESCO, the United Nations Children's Fund – UNICEF, the International Monetary Fund, the Organization for Economic Co-operation and Development, the United Nations Development Program, Organizations Internationals that have been present in Brazil for decades. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/95616 | ISBN: | 978-972-798-484-8 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Livros e Capítulos de Livros |
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