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Título: Educação e Formação Profissional: Analisando as Finalidades das Políticas Públicas Brasileiras no Quadro das Organizações Internacionais
Outros títulos: Education and Professional Training: Analysing the Purpose of Brazilian Public Policies in the Framework of International Organizations
Autor: Pinto, Lazara Alves
Alcoforado, Luís 
Barbosa, Márcia Regina
Palavras-chave: Políticas Públicas; Organizações Internacionais; Educação Profissional; Educação no Brasil; Public Policies; International Organizations; Professional Education; Education in Brazil
Data: Dez-2020
Editora: MinervaCoimbra
Título da revista, periódico, livro ou evento: Educação e Formação de Jovens e Adultos. (Re)Pensando o trabalho e os contextos profissionais
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão a respeito da importância das políticas públicas na educação brasileira. Pretende, ainda, perceber o enfoque principal dado pelas organizações internacionais, enquanto promotoras de políticas educacionais que visam o desenvolvimento humano. Apesar da existência da agência primariamente dedicada à educação, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), procura-se demonstrar, que outras organizações internacionais têm papel fundamental nas políticas fomentadas para a educação. Dessa forma, o texto tenta explorar a atuação dessas instituições desde a década de 1950. Este artigo vem enfatizar as finalidades das propostas do Banco Mundial, da UNESCO, do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, do Fundo Monetário Internacional, da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Organizações Internacionais que há décadas se fazem presentes no Brasil.
This article proposes a reflection on the importance of public policies in Brazilian education. It also intends to understand the main focus given by international organizations, while promoters of educational policies aim at human development. Despite the existence of the agency primarily dedicated to education, the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) seeks to demonstrate that other international organizations play a fundamental role in the policies fostered for education. Thus, the text tries to explore the performance of these institutions since the 1950s. This article emphasizes the purposes of the proposals of the World Bank, UNESCO, the United Nations Children's Fund – UNICEF, the International Monetary Fund, the Organization for Economic Co-operation and Development, the United Nations Development Program, Organizations Internationals that have been present in Brazil for decades.
URI: https://hdl.handle.net/10316/95616
ISBN: 978-972-798-484-8
Direitos: openAccess
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