Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/96693
Title: | Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Velas, São Jorge. Estudo: Motivação dos alunos do 3º Ciclo e Secundário para a Prática de Atividade Física - Influência da Maturação | Other Titles: | Pedagogical Internship Report Developed at the Basic and Secondary School of Velas, São Jorge. Study: Motivation of 3rd Cycle and Secondary Students to Practice Physical Activity - Influence of Maturation | Authors: | Cardoso, Bernardo Jorge Barbosa | Orientador: | Rama, Luís Manuel Pinto Lopes | Keywords: | Educação Física; Intervenção Pedagógica; Análise Reflexiva; Motivação; Physical Education; Pedagogical Intervention; Reflective Analysis; Motivation | Issue Date: | 18-Nov-2021 | metadata.degois.publication.title: | Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Velas, São Jorge. Estudo: Motivação dos alunos do 3º Ciclo e Secundário para a Prática de Atividade Física - Influência da Maturação | metadata.degois.publication.location: | Açores - Ilha de São Jorge - Velas | Abstract: | O presente Relatório de Estágio Pedagógico surge no âmbito da Unidade CurricularRelatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos EnsinosBásico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física daUniversidade de Coimbra. Este documento representa em suma todo o percurso do EstágioPedagógico, realizado no ano letivo 2020/2021. O mesmo é constituído por reflexões dasexperiências profissionais desenvolvidas na Escola Básica e Secundária de Velas, com aturma C do nono ano de escolaridade.Este documento representa o culminar de uma etapa muito importante para nósestagiários, pois a realização do Estágio Pedagógico, é o momento que damos o “salto” dopapel de alunos para o papel de professores, o primeiro contacto real do finalizar do nossopercurso académico.Este documento está estruturado em três capítulos, devido às áreas que foramdesenvolvidas no decorrer do mesmo. No primeiro Capítulo, denominado Contextualizaçãoda Prática Desenvolvida, pretendo apresentar-me e descrever todo o ecossistema escolar quefoi envolvido neste processo. No segundo Capítulo, denominado Análise Reflexiva sobre aPrática Pedagógica, pretendo demonstrar e refletir sobre todas as práticas pedagógicas. Destemodo, este capítulo está dividido em 4 áreas de intervenção: atividades de ensinoaprendizagem, atividades de organização de gestão escolar, projetos e parcerias educativas e aatitude ética-profissional. O terceiro e último Capítulo é referente a um estudo de investigaçãodesenvolvido ao longo do ano letivo, através do qual se procurou estudar a motivação dosalunos no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Escola Básica e Secundária de Velaspara a prática de atividade física, comparando os resultados obtidos no 1º e no 3º períodos,entre diferentes estados maturacionais e entre diferentes ciclos de estudo e sexo This Pedagogical Internship Report is part of the Curricular Unit Internship Report,from the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic andSecondary Education, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of theUniversity of Coimbra. In short, this document represents the entire course of the PedagogicalInternship, carried out in the academic year 2020/2021. It consists of reflections on theprofessional experiences developed at the Basic and Secondary School of Velas, with class Cfrom the ninth grade.This document represents the culmination of a very important stage for us interns, asthe completion of the Pedagogical Internship is the moment when we take the "leap" from therole of students to the role of teachers, the first real contact at the end of our academic path .This document is structured in three chapters, due to the areas that were developedduring it. In the first Chapter, called Contextualization of Developed Practice, I intend tointroduce myself and describe the entire school ecosystem that was involved in this process.In the second Chapter, called Reflective Analysis on Pedagogical Practice, I intend todemonstrate and reflect on all pedagogical practices. Thus, this chapter is divided into 4 areasof intervention: teaching-learning activities, school management organization activities,educational projects and partnerships, and the ethical-professional attitude. The third and lastChapter refers to a research study developed throughout the school year, through which wetried to study the motivation of students in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education atVelas Basic and Secondary School for the practice of physical activity , comparing the resultsobtained in the 1st and 3rd periods, between different maturational states and betweendifferent study cycles and sex. |
Description: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/96693 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório_Estágio_BernardoCardoso.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
133
checked on Nov 5, 2024
Download(s)
142
checked on Nov 5, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License