Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/96708
Título: | Piscinas Fantasmas: Memória, Fim | Outros títulos: | Ghost pools: Memory, the End | Autor: | Medeiros, Paulo de | Data: | 13-Nov-2021 | Editora: | Memoirs, CES | Projeto: | info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/648624/EU PTDC/LLT-OUT/7036/2020 |
Título da revista, periódico, livro ou evento: | Memoirs Newsletter | Número: | 144 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | De certo modo já é sempre tarde demais para falar do fim. Quando o fazemos, na maior parte dos casos, o fim já chegou, já se esgotou, e deu lugar a algo que pode aparentar ser algo novo, mas que afinal é bem arcaico. Como evitar iludirmo-nos com a crença de que o arcaico na realidade é aquilo que poderíamos imaginar como o futuro? Provavelmente só sendo contemporâneo, num sentido Agambiano, se pode verdadeiramente ver o fim antes do seu desaparecimento. In a certain sense, it is always too late to talk about the end. Once we do so, more often than not, it has already come by, played itself out, and ushered in something else that might appear new but usually is rather archaic. How can we avoid being distracted into believing the archaic really is what we would imagine as the future? Probably only by being contemporary in an Agambian sense, can one truly see the end before it vanishes. |
Descrição: | MEMOIRS - Children of Empires and European Postmemories (648624); MAPS - Pós-memórias Europeias: uma cartografia pós-colonial | URI: | https://hdl.handle.net/10316/96708 | ISSN: | 2184-2566 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Memoirs Newsletter |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAPS_MEMOIRS_newsletter_144_PM_pt.pdf | 539.12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
MAPS_MEMOIRS_newsletter_144_PM_en.pdf | 546.3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
180
Visto em 1/out/2024
Downloads
77
Visto em 1/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.