Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97037
Título: A Música enquanto recurso dinamizador do Ensino-Aprendizagem na aula de História - Um estudo de caso com alunos do 7.º ano do 3.º CEB
Outros títulos: Music as a dynamic resource for Teaching-Learning in History class - A case study with the students from the 7th grade of the 3rd CBE (Cycle of Basic Education)
Autor: Ferreira, Leonardo Manuel Rocha
Orientador: Moreira, Paulo Eugénio Estudante Dias
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Palavras-chave: Aula de História; Música; Motivação; Fontes musicais em História; Evidência Histórica; History Class; Music; Motivation; Musical sources in History; Historical Evidence
Data: 13-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Música enquanto recurso dinamizador do Ensino-Aprendizagem na aula de História - Um estudo de caso com alunos do 7.º ano do 3.º CEB
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente trabalho insere-se no âmbito da iniciação à prática profissional e docente em História e resulta do propósito de transformar a disciplina num espaço dinâmico e atrativo, onde tenha lugar, por intermédio da arte musical, uma transmissão e aquisição de conteúdos com significado. Consequentemente, surgiu a seguinte questão de investigação: De que forma o uso da música na aula de História ajuda a promover a construção do conhecimento? Tendo por base esta questão, pretendeu-se averiguar se a música motiva e estimula o interesse dos alunos na disciplina, fomenta uma melhor compreensão histórica e desenvolve a capacidade de análise e o espírito crítico.De modo a apurar a viabilidade deste recurso, a investigação empreendida encontrou dois momentos de aplicação pedagógica distintos. Num primeiro momento, a música foi utilizada como estratégia de motivação e contextualização nos conteúdos da disciplina, sendo aplicados questionários para verificar a experiência com a mesma. Num segundo momento, ligada ao conceito de evidência histórica e à construção do pensamento histórico, a música foi explorada através de fichas de trabalho de interpretação de fontes musicais para examinar os níveis de evidência em que cada aluno se situa.Os resultados obtidos atestaram que o recurso didático em questão contribuiu amplamente para a motivação e contextualização dos alunos nos conteúdos. No que respeita aos níveis de evidência, os alunos, categorizados segundo o modelo de progressão concetual proposto por Rosalyn Ashby (2003), revelaram uma evolução ao longo do ano letivo, acabando por se situar quase de igual modo entre os níveis básicos (1 e 2) e os níveis intermédios (3 e 4) de evidência histórica. A análise dos resultados alcançados viabiliza a música enquanto recurso dinamizador do Ensino-Aprendizagem, quer do ponto de vista sensorial, quer do ponto de vista da construção do conhecimento histórico.
This work falls within the scope of the initiation to professional and teaching practice in History and is the result from the purpose of transforming the discipline into a dynamic and attractive space, where, through musical art, a transmission and acquisition of meaningful content takes place. Consequently, the following research question arose: How does the use of music in the History class helps to promote the construction of knowledge? Based in this question, it was intended to investigate whether music motivates and stimulates students' interest in the subject, fosters a better historical understanding and develops the capacity for analysis and critical thinking.In order to ascertain the viability of this resource, the investigation undertaken found two distinct moments of pedagogical application. In a first moment, music was used as a motivation and contextualization strategy in the contents of the discipline, with questionnaires being applied to verify the experience with it. In a second moment, linked to the concept of historical evidence and the construction of historical thinking, music was explored through worksheets of interpretation of musical sources to examine the levels of evidence in which each student is situated.The results obtained attested that the didactic resource in question largely contributed to the motivation and contextualization of students. Regarding the levels of evidence, the students, categorized according to the conceptual progression model proposed by Rosalyn Ashby (2003), revealed an evolution throughout the school year, ending up almost equally between the basic levels (1 and 2) and the intermediate levels (3 and 4) of historical evidence. The analysis of the results achieved makes music viable as a dynamic resource for Teaching- Learning, either from the sensory point of view and from the point of view of the construction of historical knowledge.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/97037
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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