Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97144
Título: A vulnerabilidade social nos municípios do maciço central da Serra da Estrela
Autor: Lopes, Adriano Manuel Amaral
Orientador: Mendes, José Manuel
Cunha, Lúcio José Sobral da
Palavras-chave: Riscos; criticidade; capacidade de suporte; vulnerabilidade social e concelhos do maciço central da Serra da Estrela
Data: 2016
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Apesar das recentes mudanças de paradigma proclamadas ao nível das medidas de proteção civil e de gestão dos riscos, as perdas de pessoas e bens resultantes das manifestações de processos perigosos continuam a ser avultadas. Não estando a ser executadas as melhores estratégias, dificilmente as transformações ocorridas poderão alcançar os fins pretendidos. Os concelhos de Seia, Gouveia, Manteigas e Covilhã, enquadrados no maciço central da Serra da Estrela, revestem-se de um conjunto de particularidades de ordem física, ambiental, social e económica que carecem de mecanismos de proteção civil eficientes e proativos. Acredita-se que para este território, em particular, a análise da vulnerabilidade social pode desempenhar um papel essencial ao nível da prossecução de ações de ordenamento do território e de redução dos riscos e dos desastres. O presente estudo tem como principal objetivo a análise da vulnerabilidade social nos municípios do maciço central da Serra da Estrela. Partiu-se de uma análise inicial dos documentos de planeamento municipal, seguida da aplicação de entrevistas a atores relevantes nos municípios. Também se procedeu à construção de um índice de vulnerabilidade social que foi aplicado nos quatro concelhos em estudo. Foi possível apurar que não existe informação e análise relevante de vulnerabilidade social nos documentos de ordenamento do território dos municípios em causa. Apesar da maioria dos entrevistados ter conhecimentos redutores sobre a vulnerabilidade social, existe alguma sensibilidade para o assunto. O maior número de freguesias com elevados níveis de vulnerabilidade social pertence aos concelhos de Seia e Gouveia. Por outro lado, os concelhos de Manteigas e Covilhã são os municípios que têm mais freguesias com níveis de vulnerabilidade social baixos. Conclui-se que, constituindo a vulnerabilidade social um dos elementos fundamentais na gestão dos riscos, a análise da mesma deve ser definida como uma das principais estratégias de mitigação dos riscos nos territórios.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/97144
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
AdrianoLopesDissertação.pdf2.67 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

220
Visto em 29/out/2024

Downloads

176
Visto em 29/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.