Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/99822
Title: | Cenários de aprendizagem ubíqua: novos desafios | Authors: | Aresta, Mónica Fernandes, Anabela Ribeiro, Ana Isabel |
Keywords: | COVID-19; Ensino Remoto de Emergência; Cenários de Aprendizagem Ubíqua | Issue Date: | Apr-2022 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Serial title, monograph or event: | Desafios curriculares no Século XXI | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Motivada pelas mudanças no contexto de ensino e apren- dizagem resultantes da situação pandémica por COVID-19 e da declaração do estado de emergência em Portugal a 18 de março de 2020, a reflexão que apresentamos tem como objetivo compre- ender os efeitos e desafios dos cenários mediados pela tecnologia digital. Neste sentido, a análise passa por aferir (i) a dimensão da ubiquidade na gestão quer dos espaços privado e profissional quer dos intervalos de tempo; (ii) os resultados de relatórios centrados na transformação do sistema de ensino relativamente à utilização de aplicações digitais e à perceção que os diversos intervenientes têm sobre esta realidade recente: instituições de ensino, professores, alunos e encarregados de educação; e (iii) os aspetos mais visíveis do efeito da passagem do ensino presencial para o virtual. A passagem para o digital, adotada como solução para um período de mudança, poderá assumir-se como uma nova realidade, implicando, por isso, uma adaptação consciente e onde questões de contexto, privacidade e segurança têm necessariamente de ser objeto de reflexão. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/99822 | ISBN: | 978-989-26-2241-5 | DOI: | https://doi.org/10.14195/978-989-26-2241-5 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de História - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem ubíqua.pdf | 262.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
567
checked on Oct 1, 2024
Download(s)
356
checked on Oct 1, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.