Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103860
Title: A utilização de memes na aula de História: contributos para a construção de uma estratégia de aprendizagem
Authors: Rodrigues, Fábio
Dias-Trindade, Sara 
Ribeiro, Ana Isabel 
Keywords: Ensino da História; Memes
Issue Date: Dec-2022
Publisher: Editus - Editora da UESC
metadata.degois.publication.title: Memes e Educação na Cibercultura
metadata.degois.publication.location: Ilhéus-Bahia
Abstract: Memes são artefatos cada vez mais importantes na dinâmica comunicacional da cibercultura. Em seu modo de expressão, permitem diferentes formas de ler e interpretar o mundo a partir da autoria dos usuários em rede. Em sua amplitude na internet, tornam-se uma espécie de “caldeirão” da opinião pública onde múltiplos temas são misturados e ressignificados na medida em que são propagados. Sendo assim, é possível pensar a produção de memes como uma linguagem que democratiza o acesso à informação, por meio da brincadeira on-line, do humor e da comicidade. Embora superficializem muitas questões problematizadas. Por isso, é necessário analisar sua dinâmica comunicacional, já que os memes materializam um fenómeno representativo do nosso modo de ser e estar na cibercultura.
URI: https://hdl.handle.net/10316/103860
ISBN: 9786586213911
DOI: 10.7476/9786586213911.0011
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Arqueologia - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat Existing users please
MEMES E HISTÓRIA.pdf9.93 MBAdobe PDFEmbargoed until October 16, 2025    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

202
checked on Oct 30, 2024

Download(s)

2
checked on Oct 30, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons