Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108881
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlbuquerque, Cristina Maria Pinto-
dc.contributor.authorFerreira, José Soares-
dc.contributor.authorBrites, Graça-
dc.date.accessioned2023-09-22T08:01:15Z-
dc.date.available2023-09-22T08:01:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1413-2478pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/108881-
dc.description.abstractO artigo procura posicionar a educação para o empreendedorismo como um elemento estratégico na promoção de modelos de desenvolvimento mais inclusivos, éticos e holísticos. Para o efeito, questiona as abordagens tradicionais associadas ao treino de competências funcionais e padronizadas em prol de uma noção de pedagogia empreendedora associada à capacitação e à educação para a cidadania e para o exercício de uma liberdade substancial e responsável. Por fim, procura ilustrar tais pressupostos com base na aplicação do Modelo Tree, por nós desenvolvido, a diversas situações reais de aprendizagem em contextos escolares.pt
dc.description.abstractThe paper seeks to position entrepreneurship education as a strategic element in fostering development models more inclusive, holistic and ethical. To this end it questions the traditional approaches associated with functional and standardized skills training, towards a notion of entrepreneurial pedagogy associated with capacitation and education for citizenship and for the exercise of a substantial and responsible freedom. At the end it tries to illustrate such assumptions from the application of the Tree Model, develop by us, to several real learning situations in school environments.pt
dc.description.abstractEl artículo tiene como objetivo posicionar a la educación para el emprendedurismo como elemento estratégico en la promoción de modelos de desarrollo más incluyentes, éticos y holísticos. Para tal fin, pone cuestiones relacionadas con la formación y las habilidades funcionales estandarizadas de enfoque tradicional hacia una noción de pedagogía emprendedora vinculada a la formación y la educación para la ciudadanía y el ejercicio de la libertad responsable y sustancial. Al final intenta ilustrar tales supuestos con la aplicación del Modelo de Árbol, desarrollado por nosotros, a varias situaciones reales de aprendizaje en el ámbito escolar.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAssociacao Nacional de Pos-graduacao e Pesquisa em Educacaopt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjecteducaçãopt
dc.subjecteducação holísticapt
dc.subjectempreendedorismopt
dc.subjectdesenvolvimentopt
dc.subjectcooperaçãopt
dc.subjecteducationpt
dc.subjectholistic educationpt
dc.subjectentrepreneurshippt
dc.subjectdevelopmentpt
dc.subjectcooperationpt
dc.subjecteducaciónpt
dc.subjecteducación holísticapt
dc.subjectemprendedurismopt
dc.subjectdesarrollopt
dc.subjectcooperaciónpt
dc.titleEducação holística para o empreendedorismo: uma estratégia de desenvolvimento integral, de cidadania e cooperaçãopt
dc.title.alternativeHolistic education for entrepreneurship: A strat egy for comprehensive development, citizenship and cooperationpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage1033pt
degois.publication.lastPage1056pt
degois.publication.issue67pt
degois.publication.titleRevista Brasileira de Educacaopt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782016216752pt
degois.publication.volume21pt
dc.date.embargo2016-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.orcid0000-0003-4194-8554-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Page view(s)

64
checked on Oct 30, 2024

Download(s)

30
checked on Oct 30, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons