Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/108881
Título: Educação holística para o empreendedorismo: uma estratégia de desenvolvimento integral, de cidadania e cooperação
Outros títulos: Holistic education for entrepreneurship: A strat egy for comprehensive development, citizenship and cooperation
Autor: Albuquerque, Cristina Maria Pinto 
Ferreira, José Soares
Brites, Graça
Palavras-chave: educação; educação holística; empreendedorismo; desenvolvimento; cooperação; education; holistic education; entrepreneurship; development; cooperation; educación; educación holística; emprendedurismo; desarrollo; cooperación
Data: 2016
Editora: Associacao Nacional de Pos-graduacao e Pesquisa em Educacao
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Brasileira de Educacao
Volume: 21
Número: 67
Resumo: O artigo procura posicionar a educação para o empreendedorismo como um elemento estratégico na promoção de modelos de desenvolvimento mais inclusivos, éticos e holísticos. Para o efeito, questiona as abordagens tradicionais associadas ao treino de competências funcionais e padronizadas em prol de uma noção de pedagogia empreendedora associada à capacitação e à educação para a cidadania e para o exercício de uma liberdade substancial e responsável. Por fim, procura ilustrar tais pressupostos com base na aplicação do Modelo Tree, por nós desenvolvido, a diversas situações reais de aprendizagem em contextos escolares.
The paper seeks to position entrepreneurship education as a strategic element in fostering development models more inclusive, holistic and ethical. To this end it questions the traditional approaches associated with functional and standardized skills training, towards a notion of entrepreneurial pedagogy associated with capacitation and education for citizenship and for the exercise of a substantial and responsible freedom. At the end it tries to illustrate such assumptions from the application of the Tree Model, develop by us, to several real learning situations in school environments.
El artículo tiene como objetivo posicionar a la educación para el emprendedurismo como elemento estratégico en la promoción de modelos de desarrollo más incluyentes, éticos y holísticos. Para tal fin, pone cuestiones relacionadas con la formación y las habilidades funcionales estandarizadas de enfoque tradicional hacia una noción de pedagogía emprendedora vinculada a la formación y la educación para la ciudadanía y el ejercicio de la libertad responsable y sustancial. Al final intenta ilustrar tales supuestos con la aplicación del Modelo de Árbol, desarrollado por nosotros, a varias situaciones reales de aprendizaje en el ámbito escolar.
URI: https://hdl.handle.net/10316/108881
ISSN: 1413-2478
DOI: 10.1590/S1413-24782016216752
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

64
Visto em 30/out/2024

Downloads

30
Visto em 30/out/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons