Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/108881
Título: | Educação holística para o empreendedorismo: uma estratégia de desenvolvimento integral, de cidadania e cooperação | Outros títulos: | Holistic education for entrepreneurship: A strat egy for comprehensive development, citizenship and cooperation | Autor: | Albuquerque, Cristina Maria Pinto Ferreira, José Soares Brites, Graça |
Palavras-chave: | educação; educação holística; empreendedorismo; desenvolvimento; cooperação; education; holistic education; entrepreneurship; development; cooperation; educación; educación holística; emprendedurismo; desarrollo; cooperación | Data: | 2016 | Editora: | Associacao Nacional de Pos-graduacao e Pesquisa em Educacao | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista Brasileira de Educacao | Volume: | 21 | Número: | 67 | Resumo: | O artigo procura posicionar a educação para o empreendedorismo como um elemento
estratégico na promoção de modelos de desenvolvimento mais inclusivos,
éticos e holísticos. Para o efeito, questiona as abordagens tradicionais associadas
ao treino de competências funcionais e padronizadas em prol de uma noção de
pedagogia empreendedora associada à capacitação e à educação para a cidadania e
para o exercício de uma liberdade substancial e responsável. Por fim, procura ilustrar
tais pressupostos com base na aplicação do Modelo Tree, por nós desenvolvido, a
diversas situações reais de aprendizagem em contextos escolares. The paper seeks to position entrepreneurship education as a strategic element in fostering development models more inclusive, holistic and ethical. To this end it questions the traditional approaches associated with functional and standardized skills training, towards a notion of entrepreneurial pedagogy associated with capacitation and education for citizenship and for the exercise of a substantial and responsible freedom. At the end it tries to illustrate such assumptions from the application of the Tree Model, develop by us, to several real learning situations in school environments. El artículo tiene como objetivo posicionar a la educación para el emprendedurismo como elemento estratégico en la promoción de modelos de desarrollo más incluyentes, éticos y holísticos. Para tal fin, pone cuestiones relacionadas con la formación y las habilidades funcionales estandarizadas de enfoque tradicional hacia una noción de pedagogía emprendedora vinculada a la formación y la educación para la ciudadanía y el ejercicio de la libertad responsable y sustancial. Al final intenta ilustrar tales supuestos con la aplicación del Modelo de Árbol, desarrollado por nosotros, a varias situaciones reales de aprendizaje en el ámbito escolar. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/108881 | ISSN: | 1413-2478 | DOI: | 10.1590/S1413-24782016216752 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Holistic-education-for-entrepreneurship-A-strat-egy-for-comprehensive-development-citizenship-and-cooperationRevista-Brasileira-de-Educacao.pdf | 590.43 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
64
Visto em 30/out/2024
Downloads
30
Visto em 30/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Este registo está protegido por Licença Creative Commons