Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/108881
Title: | Educação holística para o empreendedorismo: uma estratégia de desenvolvimento integral, de cidadania e cooperação | Other Titles: | Holistic education for entrepreneurship: A strat egy for comprehensive development, citizenship and cooperation | Authors: | Albuquerque, Cristina Maria Pinto Ferreira, José Soares Brites, Graça |
Keywords: | educação; educação holística; empreendedorismo; desenvolvimento; cooperação; education; holistic education; entrepreneurship; development; cooperation; educación; educación holística; emprendedurismo; desarrollo; cooperación | Issue Date: | 2016 | Publisher: | Associacao Nacional de Pos-graduacao e Pesquisa em Educacao | metadata.degois.publication.title: | Revista Brasileira de Educacao | metadata.degois.publication.volume: | 21 | metadata.degois.publication.issue: | 67 | Abstract: | O artigo procura posicionar a educação para o empreendedorismo como um elemento
estratégico na promoção de modelos de desenvolvimento mais inclusivos,
éticos e holísticos. Para o efeito, questiona as abordagens tradicionais associadas
ao treino de competências funcionais e padronizadas em prol de uma noção de
pedagogia empreendedora associada à capacitação e à educação para a cidadania e
para o exercício de uma liberdade substancial e responsável. Por fim, procura ilustrar
tais pressupostos com base na aplicação do Modelo Tree, por nós desenvolvido, a
diversas situações reais de aprendizagem em contextos escolares. The paper seeks to position entrepreneurship education as a strategic element in fostering development models more inclusive, holistic and ethical. To this end it questions the traditional approaches associated with functional and standardized skills training, towards a notion of entrepreneurial pedagogy associated with capacitation and education for citizenship and for the exercise of a substantial and responsible freedom. At the end it tries to illustrate such assumptions from the application of the Tree Model, develop by us, to several real learning situations in school environments. El artículo tiene como objetivo posicionar a la educación para el emprendedurismo como elemento estratégico en la promoción de modelos de desarrollo más incluyentes, éticos y holísticos. Para tal fin, pone cuestiones relacionadas con la formación y las habilidades funcionales estandarizadas de enfoque tradicional hacia una noción de pedagogía emprendedora vinculada a la formación y la educación para la ciudadanía y el ejercicio de la libertad responsable y sustancial. Al final intenta ilustrar tales supuestos con la aplicación del Modelo de Árbol, desarrollado por nosotros, a varias situaciones reales de aprendizaje en el ámbito escolar. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/108881 | ISSN: | 1413-2478 | DOI: | 10.1590/S1413-24782016216752 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Holistic-education-for-entrepreneurship-A-strat-egy-for-comprehensive-development-citizenship-and-cooperationRevista-Brasileira-de-Educacao.pdf | 590.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
64
checked on Oct 30, 2024
Download(s)
30
checked on Oct 30, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License