Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/12004
Title: | Atitudes dos Alunos sem Deficiência Face à Inclusão de Alunos com Deficiência nas Aulas de Educação Física | Other Titles: | Estudo Exploratório das Atitudes dos Alunos do 9º Ano de Escolaridade | Authors: | Amaral, Joana Trindade Mano Ferreira | Orientador: | Ferreira, José Pedro Leitão Campos, Maria João |
Keywords: | Atitudes dos alunos; Populações especiais; Escola inclusiva; Educação física escolar | Issue Date: | 2009 | Abstract: | A inclusão de alunos com deficiências é considerada uma das maiores reformas educativas do século XX em muitos países do mundo (Zollers et al.,1999 cit. por Panagiotou,Kudlacek & Evaggelinou, 2006). As políticas de inclusão são vistas como um dos maiores requisitos para implementar a mudança nas escolas. As aulas de Educação Física (EF) contribuem mais do que as outras aulas para a inclusão de crianças com deficiências na comunidade escolar, já que concorrem para o desenvolvimento dos três domínios fundamentais do comportamento: cognitivo, afectivo e psicomotor. O sucesso da inclusão depende em grande medida da qualidade dos programas regulares de EF e da possibilidade de estes irem ao encontro das necessidades de indivíduos diferentes (Sherrill, 1998). Este trabalho de investigação tem como objectivo geral avaliar as atitudes e a eventual alteração de atitudes dos alunos do 9.º ano de escolaridade face à inclusão de alunos com deficiência, antes e depois de implementada a semana da Educação Física Adaptada (EFA), onde se realizaram actividades de Desporto Paralímpico nas aulas de EF, bem como determinar a influência que o “género”, a “presença de pessoas com deficiência na família/amigos/vizinhos”, a “presença de pessoas com deficiência na turma”, a “presença de pessoas com deficiência na aula de Educação Física” e o “nível de competitividade”, exercem nas atitudes globais da Educação Física, nas atitudes específicas face à integração de alunos com deficiência na Educação Física e nas suas atitudes face à alteração de regras. O estudo abrangeu N=156 alunos do 9º ano de escolaridade . Os dados foram coligidos usando o CAIPE-R (Childrens Attitudes Toward Integrated Physical Education-Revised), (Block, 1995) traduzido e adaptado por Campos & Ferreira (2008), que os alunos responderam em duas ocasiões distintas: pré-teste e pós-teste, sendo que a intervenção foi a Semana da EFA. Os resultados indicam que, em geral, as atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de colegas com deficiências nas aulas de EF apesar de já serem aceitavelmente positivas no pré-teste, são mais significativas no pós-teste. Infelizmente não encontrámos em Portugal qualquer estudo neste campo pelo que consideramos que o nosso estudo pode servir de instrumento relevante para identificar problemas e mesmo agir perante as atitudes menos positivas dos alunos, possibilitando retirar ilações importantes acerca das atitudes dos alunos sem deficiência, do 9.º ano de escolaridade, face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, contribuindo assim para o desenvolvimento de futuras intervenções neste âmbito bem como para o sucesso da consolidação do processo de inclusão nas escolas portuguesas. | Description: | Disponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF-UC | URI: | https://hdl.handle.net/10316/12004 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FCDEF - Vários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Abstract.pdf | 98.33 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Apresentação dos resultados.pdf | 347.76 kB | Adobe PDF | View/Open | |
capa joana.pdf | 163.83 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Conclus, limit, recom.pdf | 171.03 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Discussao Resultados.pdf | 258.7 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Indice geral.pdf | 137.18 kB | Adobe PDF | View/Open | |
lista de abreviaturas.pdf | 136.28 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Introducao.pdf | 225.07 kB | Adobe PDF | View/Open | |
LISTA DE TABELAS.pdf | 104.27 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Metodologia.pdf | 263.79 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Referências Bibliográficas.pdf | 262.85 kB | Adobe PDF | View/Open | |
RESUMO.pdf | 131.26 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Revisao_Literatura.pdf | 380.71 kB | Adobe PDF | View/Open | |
subcapa.pdf | 195.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
1,271
checked on Nov 6, 2024
Download(s) 5
5,294
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.