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https://hdl.handle.net/10316/15530
Title: | Indisciplina escolar perspectivada por um grupo de alunos do terceiro ciclo de duas escolas de Viana do Castelo | Authors: | Rodrigues, Anabela Ramos | Orientador: | Machado, Teresa Sousa | Keywords: | Sucesso escolar; Indisciplina | Issue Date: | 2010 | Abstract: | No presente trabalho, pretende-se investigar a questão da indisciplina em sala de aula, vista na perspectiva dos alunos do 7º e 8º ano de escolaridade, através da análise das respostas dadas a questionários dirigidos aos alunos. Adicionalmente, pretendia-se avaliar a opinião de professores sobre a mesma temática. A escolha dos alunos deste grupo etário deveu-se a factores vários, como nossa experiência profissional, pedidos de ajuda dos professores e pais, impacto que o tema desperta na comunicação social e na sociedade em geral (e traduzindo-se, por vezes, mais em “clichés” do que duma análise que possa orientar práticas mais adequadas). Como assunto principal deste estudo aparece a indisciplina e como subtemas o sucesso ou insucesso dos alunos, a indisciplina na perspectiva dos professores e a importância do papel dos pais na participação da vida escolar dos filhos. O questionário utilizado para os alunos é da autoria de Freire (1991). Foram elaborados mais dois questionários: um para os professores onde se questiona se o aluno tem sucesso ou insucesso escolar e se a indisciplina verificada é dirigida aos professores ou aos colegas, outro para os pais com intuito de averiguar a importância do envolvimento na educação escolar dos filhos. Após aplicação dos questionários foi alterado o objectivo inicial do estudo por falta de colaboração dos professores e dos pais numa das escolas. A amostra deste estudo decorreu em duas escolas do terceiro ciclo (7º e 8ª ano) de Viana do Castelo: Escola EB2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires - Stª Maria Maior e a Escola EB2/3 Carteado Mena – Darque. Participaram 284 alunos num total das duas escolas, 5 professores/directores de turma e 15 pais. Os resultados obtidos sugerem que os adolescentes precisam de se sentir apoiados e protegidos pela família e pelos professores. O apoio da família é primordial para o bom comportamento em sala de aula e para o sucesso escolar. Estes jovens têm noção das regras do viver em sociedade, mas, na prática a sua postura nem sempre se harmoniza com aquilo que é socialmente bem aceite pela sociedade. Valorizam o envolvimento familiar nas actividades escolares e o interesse e empenho que os professores demonstram por eles. | Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra sob a orientação da prof. Doutora Teresa Sousa Machado. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/15530 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado |
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