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https://hdl.handle.net/10316/20040
Title: | Efeito da Velocidade no Corte por Jacto de Água com Abrasivo | Other Titles: | The Effecte of Velocity in Abrasive Waterjet Cutting | Authors: | Dias, João Pedro Morais Rodrigues | Orientador: | Loureiro, Altino de Jesus Roque Bjurstam, Peter |
Keywords: | Corte por Jacto de água com abrasivo; Aço Carbono; Rugosidade; ângulo de afunilamento (Kerf Taper); Velocidade de corte; Espessura | Issue Date: | Sep-2011 | Citation: | Dias, João Pedro Morais Rodrigues - Efeito da Velocidade no Corte por Jacto de Água com Abrasivo | Serial title, monograph or event: | Efeito da Velocidade no Corte por Jacto de Água com Abrasivo | Place of publication or event: | Coimbra,Setembro, 2011 | Abstract: | O presente trabalho teve por objectivo estudar a influência da velocidade e
espessura de corte na qualidade, de cortes realizados por jacto de água com abrasivos. A
qualidade da peça cortada é caracterizada através da rugosidade e ondulação da superfície de corte, do ângulo de afunilamento (Kerf Taper) e da largura do corte.
A rugosidade e ondulação foram medidas recorrendo a um rugosímetro. O
ângulo de afunilamento foi analisado através de uma máquina de medição por
coordenadas. A geometria do corte foi analisada com uma lente.
Os valores da rugosidade tendem a aumentar com a velocidade de corte e com
a espessura. O aumento da velocidade de corte reduz a largura de corte, quer na face
superior quer na base da chapa. A redução da espessura de corte reduz a rugosidade
superficial do corte, mas aumenta o ângulo.
No final, são apresentadas algumas recomendações para reduzir o ângulo de
afunilamento Kerf Taper bem como algumas considerações relevantes para a abordagem
experimental de alguns problemas associados ao corte por jacto de água. In this thesis the influence of cutting velocity and thickness in workpieces cut with abrasive waterjet is analyzed. The cut quality is characterized through the roughness and waviness from the cut surface, kerf taper angle and kerf width. Roughness and waviness was measured with a roughness machine. The kerf taper angle was measured using a coordinate measuring machine. Kerf geometry was analyzed with a magnifying lens. Roughness values tend to increase with cutting speed and thickness. Increasing cutting speed reduces kerf width on top and bottom position, although kerf taper is increased. In the Future Work chapter, some recommendation on how to reduce the kerf taper angle as well as considerations about experimental approach to some problems associated to the AWJ cutting are made. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica,apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20040 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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