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Título: Estudo Aerodinâmico do Transporte de Pinhas (Pinus halepensis)
Autor: Oliveira, Paulo Alexandre Malva 
Orientador: Viegas, Domingos Xavier
Almeida, Miguel
Palavras-chave: fogos florestais; velocidades terminais; propagação de incêndios
Data: Set-2011
Citação: OLIVEIRA, Paulo Alexandre Malva - Estudo Aerodinâmico de Transporte de Pinhas (Pinus halepensis). Coimbra:[s.n.],2011. Dissertação de Mestrado
Título da revista, periódico, livro ou evento: Estudo Aerodinâmico de Transporte de Pinhas (Pinus halepensis)
Local de edição ou do evento: Coimbra,2011
Resumo: Os incêndios florestais são uma das principais causas de devastação de grande área florestal que ocorre todos os anos. O estudo do comportamento do fogo e das suas formas de propagação, nomeadamente a ocorrência de focos secundários (spotfires), constitui-se como uma tarefa de auxílio nas estratégias de combate aos incêndios, que poderá amenizar os efeitos deste flagelo. O objectivo geral desta dissertação consiste no estudo das características aerodinâmicas das pinhas da espécie Pinus halepensis para diferentes estados de combustão desta, durante o incêndio. O estudo do modelo definido durante a dissertação, tem por base a queda da pinha, ou seja, a sua fase descendente durante o incêndio, não se tendo em conta a ascensão na pluma térmica, por se tratar de um estudo bidimensional, (trajectória da pinha num plano de duas dimensões). Numa fase inicial do trabalho, o estudo incidiu sobre as características físicas das pinhas Pinus halepensis, desenvolvendo-se um modelo para o cálculo do ângulo de abertura de qualquer pinha desta espécie; calculou-se a distância média do centro de gravidade ao pecíolo e obteve-se a densidade do combustível, recorrendo a uma amostra de dez pinhas. Na fase seguinte, determinaram-se experimentalmente os coeficientes aerodinâmicos (coeficiente de resistência, coeficiente de sustentação e coeficiente de momento) característicos de pinhas no seu estado natural (pinhas inteiras/intactas) e de pinhas parcialmente queimadas. Definiu-se um modelo empírico para determinação dos coeficientes aerodinâmicos, das pinhas intactas, em função da orientação do escoamento em relação ao posicionamento da pinha. Finalmente utilizou-se um programa que permitiu analisar as trajectórias seguidas por pinhas com base nas determinações anteriormente descritas.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20219
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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