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https://hdl.handle.net/10316/20219
Título: | Estudo Aerodinâmico do Transporte de Pinhas (Pinus halepensis) | Autor: | Oliveira, Paulo Alexandre Malva | Orientador: | Viegas, Domingos Xavier Almeida, Miguel |
Palavras-chave: | fogos florestais; velocidades terminais; propagação de incêndios | Data: | Set-2011 | Citação: | OLIVEIRA, Paulo Alexandre Malva - Estudo Aerodinâmico de Transporte de Pinhas (Pinus halepensis). Coimbra:[s.n.],2011. Dissertação de Mestrado | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Estudo Aerodinâmico de Transporte de Pinhas (Pinus halepensis) | Local de edição ou do evento: | Coimbra,2011 | Resumo: | Os incêndios florestais são uma das principais causas de devastação de grande área florestal que ocorre todos os anos. O estudo do comportamento do fogo e das suas formas de propagação, nomeadamente a ocorrência de focos secundários (spotfires), constitui-se como uma tarefa de auxílio nas estratégias de combate aos incêndios, que poderá amenizar os efeitos deste flagelo. O objectivo geral desta dissertação consiste no estudo das características aerodinâmicas das pinhas da espécie Pinus halepensis para diferentes estados de combustão desta, durante o incêndio. O estudo do modelo definido durante a dissertação, tem por base a queda da pinha, ou seja, a sua fase descendente durante o incêndio, não se tendo em conta a ascensão na pluma térmica, por se tratar de um estudo bidimensional, (trajectória da pinha num plano de duas dimensões). Numa fase inicial do trabalho, o estudo incidiu sobre as características físicas das pinhas Pinus halepensis, desenvolvendo-se um modelo para o cálculo do ângulo de abertura de qualquer pinha desta espécie; calculou-se a distância média do centro de gravidade ao pecíolo e obteve-se a densidade do combustível, recorrendo a uma amostra de dez pinhas. Na fase seguinte, determinaram-se experimentalmente os coeficientes aerodinâmicos (coeficiente de resistência, coeficiente de sustentação e coeficiente de momento) característicos de pinhas no seu estado natural (pinhas inteiras/intactas) e de pinhas parcialmente queimadas. Definiu-se um modelo empírico para determinação dos coeficientes aerodinâmicos, das pinhas intactas, em função da orientação do escoamento em relação ao posicionamento da pinha. Finalmente utilizou-se um programa que permitiu analisar as trajectórias seguidas por pinhas com base nas determinações anteriormente descritas. | Descrição: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20219 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Paulo Oliveira - Estudo Aerodinâmico do Transporte de pinhas - FCTUC - DEM.pdf | 5.05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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