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Título: Desvios na representação ortográfica das vogais posteriores por aprendentes de português língua não materna (PLNM)
Autor: Pinto, Matilde Bernardes 
Orientador: Martins, Cristina dos Santos Pereira
Santos, Isabel Maria de Almeida
Palavras-chave: Fonética -- língua portuguesa; Língua portuguesa -- aprendizagem; Vogal -- língua portuguesa
Data: 2011
Citação: PINTO, Matilde Bernardes - Desvios na representação ortográfica das vogais posteriores por aprendentes de português língua não materna (PLNM). Coimbra : [s.n.], 2011
Resumo: Este trabalho pretende analisar os erros envolvendo vogal posterior nas produções escritas por parte de aprendentes de português língua não materna. Estes aprendentes frequentavam o Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros, o Curso de Férias de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros e o curso de Língua Portuguesa Erasmus leccionados na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Para este estudo analisou-se, então, o corpus de Produções Escritas de Aprendentes de Português L2 (PEAPL2/CELGA), composto pelos textos produzidos pelos referidos aprendentes. Assim, tendo sido estudados todos os textos do corpus, seleccionaram-se aqueles que tinham erros ortográficos envolvendo vogal posterior e procedeu-se à sua análise. A primeira parte da dissertação é constituída por dois capítulos de enquadramento do tema, nos quais se procede `descrição do sistema vocálico do português europeu (PE) na sua variedade padrão e se tecem considerações sobre as relações entre as unidades posteriores e as suas representações ortográficas. Na segunda parte são analisados os erros em causa de acordo com a tipologia estabelecida para o efeito, levando em consideração o nível de aprendizagem de PL2 dos informantes. Por fim, discutem-se as causas que poderão ter levado os aprendentes ao erro, na tentativa de fornecer informações relevantes para o desenvolvimento de estratégias que ajudarão a uma redução destes desvios.
This thesis is focused on analyzing the errors that are involved in the written representation of back vowels by those who learn Portuguese as a foreign language (PL2). The subjects in this study were all students of either the Annual Course of Portuguese Language and Culture for Foreigners, the Summer Course of Portuguese Language and Culture for Foreigners or the ERASMUS Portuguese Course taught in the Faculty of Arts, in the University of Coimbra. For this study, written texts produced by learners of Portuguese as L2 (Corpus PEAPL2/CELGA) were examined. From these texts, all those exhibiting misspellings of back vowels were selected and futher analyzed. The first part of this thesis branches into two chapters where the topic is framed. In chapter one, the Portuguese European vowel system (PE) is described according to its standard variety, and in chapter two the relations between the back vowels and their orthographic representations are presented. In the second part of the thesis, devoted to the empirical study, the relevant spelling mistakes are analyzed, according to the typology that was established to classify them, and also taking into consideration the learning level of PL2 of the informants. To conclude, the causes that led the learners to produce such mistakes are discussed, in the attempt of contributing to the development of remedial strategies for learners of PL2.
Descrição: Dissertação de mestrado em Português Língua Estrangeira / Língua Segunda, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20245
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado

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