Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/21208
Título: | Relatório final de estágio : Escola Secundária Quinta das Flores | Autor: | Pereira, Luís Gabriel Cardoso | Orientador: | Silva, Elsa Miranda, António |
Palavras-chave: | Ensino da educação física; Formação de professores | Data: | 2010 | Resumo: | A problemática do ensino e da assunção da carreira docente encerra em si, a necessidade de desenvolvimento de competências fundamentais para o desempenho da função do professor. A prática pedagógica supervisionada constituiu um momento fundamental de formação pessoal e profissional, representando o timing ideal para a confrontação entre a formação teórica e o contexto real de ensino. O estágio pedagógico representou também, um momento fundamental para a formação contínua, no sentido da melhoria das práticas e da intervenção pedagógica. O estabelecimento de objectivos iniciais de formação, a planificação do trabalho desenvolvido, a definição de estratégias, a avaliação de todo o processo e a reflexão sobre o mesmo, respeitaram uma estrutura metodológica que visou, não só, a formação profissional, como também, o sucesso na condução do processo de ensinoaprendizagem e sobretudo, o sucesso na aprendizagem dos alunos, através do alcance dos objectivos propostos para o desenvolvimento das suas capacidades. As actividades desenvolvidas desenrolaram-se em três domínios, processo de ensino-aprendizagem, gestão escolar e ainda, actividades extra-curriculares. Relativamente ao processo de ensino-aprendizagem, realizado com a turma B do sétimo ano de escolaridade da Escola Secundária da Quinta das Flores de Coimbra, desenvolveram-se competências ao nível da planificação anual e de ensino, ao nível da condução do ensino-aprendizagem, através da exercitação das várias dimensões de ensino e ao nível da avaliação, através da adequação do seu processo às necessidades e capacidades dos alunos. A formação pessoal e profissional oferecida pela realização do estágio pedagógico, permitiu continuar o processo de melhoria contínua na carreira docente. As aprendizagens realizadas e os conhecimentos adquiridos favoreceram a condução do processo de ensino-aprendizagem e a evolução no desempenho de um papel de liderança, necessariamente presente na função do professor. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21208 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final Estágio Luís Gabriel Pereira.pdf | 248.74 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
282
Visto em 25/set/2024
Downloads
160
Visto em 25/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.