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https://hdl.handle.net/10316/25935
Título: | A formação profissional nos jovens com deficiência mental: factores condicionantes do desempenho e da satisfação | Autor: | Maganão, Ana Raquel Barbosa | Orientador: | Albuquerque, Maria Cristina Petrucci de Almeida | Palavras-chave: | Deficiência mental; Formação profissional | Data: | 2007 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | A formação profissional nos jovens com deficiência mental: factores condicionantes do desempenho e da satisfação | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido junto de 40 formandos, com
deficiência mental ligeira e moderada, tendo por objectivo a análise
de informação acerca das características desses jovens que podiam
influenciar, de forma positiva ou negativa, o seu desempenho e
satisfação na formação profissional. Os resultados apontam no
sentido de que as características individuais dos formandos se
correlacionam, de forma distinta, com o seu desempenho e a sua
satisfação em relação à formação profissional. No que diz respeito
ao desempenho, verificou-se que este se correlaciona de forma
significativa e positiva com a inteligência, o autoconceito e o apoio
social. Já em relação à satisfação, constatou-se a existência de
correlações significativas e negativas com as aptidões sociais e os
problemas de comportamento. Estes resultados indicam que o
funcionamento intelectual e algumas características sócio-afectivas
dos formandos, com deficiência mental, se relacionam com aspectos
específicos da formação profissional. This study was developed herewith forty trainees with mild and moderate mental retardation. The objective was to analyze the attributes of youths that can influence, in a positive or a negative way, their vocational training performance and satisfaction. The results indicate that individual attributes of trainees correlate, in different ways, with their vocational training performance and satisfaction. In what concerns their performance, it was observed that it correlates, in a significant and positive way, with intelligence, self-concept and social support. However, in regard satisfaction, there are significant negative correlations with social skills and behaviour problems. These results indicate that intellectual functioning and some socio-afective skills of youths with mental retardation are connected to some specific aspects of vocational training. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação, apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25935 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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