Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25947
Title: | Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem : gestão curricular, estratégias de sala de aula e relação pedagógica | Authors: | Almeida, Raquel Vanessa Ferreira Maia de | Orientador: | Figueira, Ana Paula Couceiro | Keywords: | Auto-avaliação de escolas; Estratégias de sala de aula; Instrumento de avaliação; Relação pedagógica | Issue Date: | 2007 | metadata.degois.publication.title: | Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem : gestão curricular, estratégias de sala de aula e relação pedagógica | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | O recente quadro de autonomia, para o qual foram mobilizadas
todas as escolas do nosso país, tem vindo a enfatizar a necessidade de fazer
acompanhar os processos de autonomia com dinâmicas rigorosas de avaliação e de
prestação de contas à comunidade. Para tal, torna-se premente o recurso à Auto-
Avaliação. Esta prática associa-se à procura de eficácia por parte da escola,
sustentando como objectivos a promoção do sucesso e desenvolvimento dos alunos
e a melhoria do desempenho destes. No âmbito da promoção da Auto-Avaliação das
escolas surge a consciência da falta de instrumentos uniformes, susceptíveis de
avaliar todos os estabelecimentos de ensino. É, pois, neste contexto que surge o
presente estudo, que se entende como um contributo para a construção de um
instrumento de avaliação, analisando os processos de ensino e aprendizagem,
especificados na Gestão Curricular, Estratégias de Sala de Aula e Relação
Pedagógica. The present autonomy programme to which every school in Portugal has been directed highlights the need to bring together strict evaluation processes and their explanation to the community. To achieve that aim we have resorted to self-assessment. Self-assessing and school proficiency aim at the promotion of student success and development as well as the improvement of their performance. On trying to implement school self-assessment we find there are not the same tools to evaluate all schools. This explains the emergence of this survey, which is a contribution to the building of an assessment tool so that the learning processes in Management, Classroom Strategies and Student/Teacher Relationship might be analysed. |
Description: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25947 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Raquel Almeida.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
323
checked on Nov 6, 2024
Download(s)
858
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.