Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25947
Título: Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem : gestão curricular, estratégias de sala de aula e relação pedagógica
Autor: Almeida, Raquel Vanessa Ferreira Maia de 
Orientador: Figueira, Ana Paula Couceiro
Palavras-chave: Auto-avaliação de escolas; Estratégias de sala de aula; Instrumento de avaliação; Relação pedagógica
Data: 2007
Título da revista, periódico, livro ou evento: Auto-avaliação de escolas: contributo para a construção de um instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem : gestão curricular, estratégias de sala de aula e relação pedagógica
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O recente quadro de autonomia, para o qual foram mobilizadas todas as escolas do nosso país, tem vindo a enfatizar a necessidade de fazer acompanhar os processos de autonomia com dinâmicas rigorosas de avaliação e de prestação de contas à comunidade. Para tal, torna-se premente o recurso à Auto- Avaliação. Esta prática associa-se à procura de eficácia por parte da escola, sustentando como objectivos a promoção do sucesso e desenvolvimento dos alunos e a melhoria do desempenho destes. No âmbito da promoção da Auto-Avaliação das escolas surge a consciência da falta de instrumentos uniformes, susceptíveis de avaliar todos os estabelecimentos de ensino. É, pois, neste contexto que surge o presente estudo, que se entende como um contributo para a construção de um instrumento de avaliação, analisando os processos de ensino e aprendizagem, especificados na Gestão Curricular, Estratégias de Sala de Aula e Relação Pedagógica.
The present autonomy programme to which every school in Portugal has been directed highlights the need to bring together strict evaluation processes and their explanation to the community. To achieve that aim we have resorted to self-assessment. Self-assessing and school proficiency aim at the promotion of student success and development as well as the improvement of their performance. On trying to implement school self-assessment we find there are not the same tools to evaluate all schools. This explains the emergence of this survey, which is a contribution to the building of an assessment tool so that the learning processes in Management, Classroom Strategies and Student/Teacher Relationship might be analysed.
Descrição: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25947
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Raquel Almeida.pdf1.97 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

323
Visto em 6/nov/2024

Downloads

858
Visto em 6/nov/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.