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https://hdl.handle.net/10316/25972
Title: | A influência de variáveis sócio-demográficas na percepção da satisfação com a qualidade do serviço de atendimento-urbanismo em câmaras municipais certificadas | Authors: | Ferreira, João André dos Santos | Orientador: | Brito, Elizabeth de Jesus Oliveira | Keywords: | Qualidade do serviço público; Satisfação do consumidor | Issue Date: | 2013 | metadata.degois.publication.title: | A influência de variáveis sócio-demográficas na percepção da satisfação com a qualidade do serviço de atendimento-urbanismo em câmaras municipais certificadas | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | As expectativas e exigências crescentes dos cidadãos face aos serviços
públicos introduziram uma nova orientação no processo de reforma e
modernização administrativas. Trata-se de substituir a lógica vigente,
centrada no cumprimento estrito de procedimentos, por uma lógica
direccionada para a satisfação do cidadão. Neste contexto, alguns
organismos públicos portugueses, nomeadamente as câmaras municipais,
apostaram na gestão da qualidade, encarrando-a como uma ferramenta eficaz
no combate a problemas inerentes ao sector, nomeadamente a baixa
qualidade na prestação de serviços, as ineficiências na utilização dos
recursos disponíveis e o distanciamento da Administração relativamente aos
cidadãos.
Com a presente dissertação pretende-se analisar a influência de variáveis
sócio-demográficas como a idade, o género, as habilitações literárias, a
residência e as habilitações académicas na percepção da satisfação dos
munícipes com a qualidade do serviço de atendimento e/ou urbanismo de
câmaras municipais que detêm estes serviços certificados. A opinião dos
cidadãos permitirá fazer um levantamento a nível global, se estes se
encontram satisfeitos com a qualidade dos serviços e ainda perceber quais os
grupos, em termos demográficos, que se encontram mais e menos satisfeitos.
Uma vez identificadas as falhas, é possível tomar medidas correctivas que
aumentem a satisfação com a qualidade dos serviços. Citizen’s growing expectations and demand towards public services introduced a new orientation in the process of administrative reform and modernization. It’s about replacing the present standard, centered strictly on following procedures, by a citizen-oriented approach. In this context, some Portuguese public institutions decide to adhere to quality management, using it as an effective tool to face the sector’s inherent problems, namely the low quality of service delivery, the inefficient management of available resources and the distance between the Administration and the citizens. The following dissertation aims to analyse the influence of sociodemographic variables such as age, gender, educational attainment and residence in the perception of satisfaction with the quality of customer service in certified local authorities. It will allow identifying the satisfaction of the citizens, but also which demographic groups are more and less satisfied. Once the gaps are identified, corrective actions can be taken to increase the perception of service quality. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25972 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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