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https://hdl.handle.net/10316/25978
Título: | Análise dos processos envolvidos na leitura-escrita dos alunos do 2º ciclo com base no Modelo da Dupla Via | Autor: | Caires, Sara Elisabete Rodrigues | Orientador: | Pereira, Marcelino | Palavras-chave: | Aprendizagem da leitura, avaliação; Aprendizagem da escrita, avaliação | Data: | 2013 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Análise dos processos envolvidos na leitura-escrita dos alunos do 2º ciclo com base no Modelo da Dupla Via | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A presente investigação situa-se na senda de trabalhos realizados
anteriormente (Galvão, 2010; Duarte, 2011) e assume-se como mais um
contributo para testar o valor explicativo do Modelo da Dupla Via. Este
considera a existência de duas vias distintas implicadas na leitura/escrita
(fonológica e lexical), pressupondo igualmente que o papel de cada uma
delas varia em função das etapas desenvolvimentais. Neste contexto, foram
avaliados 60 alunos do 5º e 6º ano, com uma prova de escrita e uma de
ditado. Os resultados sugerem a presença do efeito de regularidade o que
denuncia o uso predominante da via fonológica num nível de escolaridade
em que não era suposto isso acontecer. No entanto, ao analisar o tipo de
erros, estes sugerem também o uso da via lexical. As diferenças encontradas
entre os dois anos de escolaridade são também inesperadas, tendo o 5º ano
apresentado um melhor desempenho. A análise das qualidades psicométricas
sugere que estas provas têm uma boa validade concorrente, mas o nível de
consistência interna é fraco. São provas pouco discriminativas para uma
população aleatória, mas serão certamente úteis no domínio das dificuldades
específicas de aprendizagem. This research is based on work done previously (Galvão, 2010; Duarte, 2011) and is to be used as a further contribution to test The Dual Route Model. This model takes into consideration two distinct pathways implicit in reading/writing (phonological and lexical) it also assumes that these pathways have different implications depending on the developmental stages. With this in view, and, with the aim of analysing the most predominant via, we tested 60 pupils of the 5th and 6th grade with a writing and reading test. The results of the tests were atypical and suggest the presence of the effect of regularity, which incline towards the phonological via in a level of schooling that was not supposed to happen. However, on analysis of the type of errors, these also point towards the use of the lexical via. The differences found between the two classes of pupils are also unexpected, having the 5th graders show better outcomes. The analysis of the psychometric qualities suggest that these tests have a good concurrent validity, but the level of internal consistency is weak. The tests are not descriptive enough for a random population, but will surely be very useful when used for research within specific learning difficulty fields. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25978 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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