Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/26054
Título: Atividades práticas para o ensino e aprendizagem dos recursos naturais no 8º ano de escolaridade
Autor: Jorge, Ana Sofia dos Santos Castanheira 
Orientador: Gomes, Celeste
Abrantes, Isabel
Palavras-chave: Atividades práticas; Ciências naturais; Materiais didáticos; Recursos naturais
Data: 2012
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi implementar e avaliar atividades práticas no ensino e aprendizagem dos recursos naturais no 8º ano de escolaridade. Os objetivos específicos foram: envolver os alunos nos processos de ensino e aprendizagem; lecionar os conteúdos programáticos de forma transversal e interdisciplinar; promover atitudes de cooperação e solidariedade entre os alunos; e contribuir para o desenvolvimento de competências de cidadania individual e comunitária. O estudo foi realizado com 84 alunos (4 turmas) de uma escola do concelho de Vila Franca de Xira. Foram planeadas, desenvolvidas e implementadas duas atividades práticas, tendo sido construídos materiais didáticos e instrumentos de avaliação. Os objetivos da atividade “Cabaz de Produtos e Recursos” foram: compreender que os produtos que consumimos no dia-a-dia são fabricados/produzidos por inúmeros recursos/matérias-primas; relacionar os produtos manufaturados com os recursos naturais; e desenvolver atitudes e valores associados ao trabalho individual e cooperativo. A atividade prática “À procura dos Recursos Naturais em Vila Franca de Xira” consistiu numa aula de campo, realizada durante a aula semanal da disciplina de Ciências Naturais. Foi efetuado um percurso a pé, com um conjunto de paragens, desde a Escola até ao Mercado Municipal, estabelecido no guia de campo que foi apresentado aos alunos na aula anterior. Foi efetuada, ainda, a avaliação do desenvolvimento de competências dos alunos, ao nível dos conhecimentos e das atitudes, tendo sido aplicado um teste diagnóstico, que foi repetido como teste de avaliação intermédia, e um teste de avaliação final para avaliar os conhecimentos que os alunos construíram sobre recursos naturais. Comparando os resultados obtidos nos testes, verificou-se que houve uma melhoria, podendo-se inferir que os materiais didáticos implementados foram adequados para o ensino e aprendizagem dos recursos naturais. A análise dos questionários para avaliação das atividades práticas permitiu concluir que os participantes gostaram de realizar as atividades, tendo-as considerado interessantes, com baixo grau de dificuldade e importantes para a sua aprendizagem. Os objetivos foram cumpridos, havendo apenas um, “promover atitudes de cooperação e solidariedade entre os alunos”, que foi cumprido parcialmente. Alguns dos alunos revelaram um espírito pouco cooperante e solidário que pode ser o reflexo da sociedade atual.
The main objective of this study was to implement and evaluate practical activities in the teaching and learning of natural resources in the 8th grade. The specific objectives were to engage students in the teaching and learning process, to teach contents in a transversal and interdisciplinary way, to foster attitudes of cooperation and solidarity among students, and to contribute to the development of individual and community citizenship skills. The study was performed with 84 students (4 classes) from a school in the municipality of Vila Franca de Xira. Two practical activities were planned, developed and implemented and didactical materials and evaluation tools were done. The objectives of the activity “Basket of products and resources” were: to understand that the products we use every day are manufactured/produced with several resources/raw materials, to relate manufactured products with natural resources, and to develop attitudes and values associated with individual and cooperative work. The activity “Searching natural resources in Vila Franca de Xira” was a field trip, held during the weekly class of Natural Sciences. There was made a pedestrian walk, with several stops, from the School to the Municipal Market, established in the field guide that had been presented to the students in the previous class. The development of students’ skills was also evaluated, at the level of knowledge and attitudes, applying a diagnostic test that was repeated as an intermediate evaluation test, and a final assessment test to evaluate the knowledge that the students got on natural resources. Comparing the results obtained in the tests, we found that there was an improvement and it can be inferred that the implemented didactic materials were adequate for the teaching and learning of natural resources. The analysis of the questionnaires to assess the practical activities revealed that the participants liked to perform the activities, which were considered interesting, with a low degree of difficulty and important to their learning process. The objectives were accomplished, and only one, “to promote attitudes of cooperation and solidarity among the students”, was partially completed. Some of the students showed an uncooperative spirit of solidarity that might be a reflection of the actual society.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia para o 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida e Departamento Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/26054
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado

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