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Título: O contexto geológico de Coimbra-Lousã. Atividades práticas para o ensino da Geologia
Autor: Rola, Ana Isabel Simões 
Orientador: Gomes, Celeste Romualdo
Pereira, Luís Gama
Palavras-chave: Aprendizagem; Atividades práticas; Aulas de campo; Estratégias e recursos; Estudos de avaliação; Evaluation studies; Field classes
Data: 26-Jun-2015
Citação: Rola, Ana Isabel Simões - O contexto geológico de Coimbra-Lousã : atividades práticas para o ensino da Geologia. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/26522
Resumo: Em Geologia, a aprendizagem depende da capacidade do aluno em compreender o mundo que o rodeia. A aprendizagem será tanto mais significativa, quanto mais próximo for o objeto de estudo da realidade do aluno. Por esta razão, a planificação, construção, validação, implementação e avaliação de atividades práticas, desenvolvidas a partir da geodiversidade portuguesa, com base na literatura científica e em trabalhos de campo, contribui para o desenvolvimento de competências (conhecimentos, capacidades e atitudes) relevantes na formação do aluno como cidadão e para a literacia científica. Este estudo teve como objetivo principal avaliar estratégias e recursos para o ensino e a aprendizagem em Geociências, através do planeamento e construção para a realização de atividades práticas, devidamente fundamentados no conhecimento científico e didático e desenvolvidos a partir do contexto geológico da região entre Coimbra-Lousã. A metodologia envolveu: análise documental, trabalho de campo, trabalho laboratorial, simplificação de cartas geológicas, interpretação de representações pictóricas, construção de recursos, validação, reformulação; aplicação em contexto de sala de aula/ambiente exterior e avaliação. Os recursos didáticos foram sujeitos a processos de validação por investigadores externos, especialistas em Geociências e/ou em Educação, por professores e por alunos. Desta forma obtiveram-se soluções inovadoras e viáveis, sustentadas pela prática e pela reflexão. Foram preparadas três atividades práticas, uma para o ensino básico e duas para o ensino secundário. Para o ensino básico foi preparada uma atividade de exterior, do tipo aula de campo, na qual os alunos mostraram grande empenho, dado o seu caráter inovador. O envolvimento na atividade de exterior facilitou a construção de conhecimento, o desenvolvimento de capacidades e a sensibilização para questões ambientais. Para o ensino secundário, foram preparadas duas atividades de diferentes tipologias, com um denominador comum, o estudo de situações-problema concretas, que facilitou as aprendizagens na sala de aula. A recetividade, dos alunos e dos professores às atividades práticas, foi boa e os recursos desenvolvidos foram considerados adequados aos conteúdos a trabalhar e ao nível etário, embora tenham sido apontadas algumas dificuldades relacionadas, principalmente, com a especificidade da linguagem científica e técnica e a compreensão de textos científicos.
In Geology, learning depends on the student's ability to understand the world that surrounds him. This learning will be much more significant if the object of study is closer to the student's reality. For this reason, construction, validation, implementation and evaluation of practical activities, developed from the Portuguese geodiversity and based on scientific literature, contribute to scientific literacy and for the development of skills, relevant to the student's education as a citizen. The main goal of this study is to contribute to the teaching and learning in Geosciences through the building of didactic resources for practical activities, based on scientific and didactic knowledge and developed from the geological context of CoimbraLousã. The methodology involved document analysis, field work, laboratory work, simplification of geological maps, interpretation of pictorial representations, building resources, validation, didactic resources reformulation, application in the context of the classroom/outdoor environment and evaluation. The didactic resources were subject to a validation processes by external researchers, specialists in Geosciences and in Education, teachers and students. Through that, we obtained innovative and viable solutions, supported by practice and by reflection. Three practical activities were prepared, one for the primary school and two secondary schools. For basic education, we prepared an outdoor activity, a field class, where students demonstrated great commitment, because of its innovative character. These involvements facilitated the construction of geological knowledge, allowed the development of skills, improved the capacity of observation of the natural world and raised awareness for environmental education. In secondary education, two different activities were prepared, with a common denominator, the study of specific problem situations, which facilitated the acquisition and construction of learning, worked in the classroom. The students and teachers receptivity to the practical activities was good and the resources developed were appropriate to the didactic content and the age group. Although the advantages, there are some difficulties to point, mainly related to the specificity of scientific and technical language and comprehension of scientific texts
Descrição: Tese de doutoramento em Geologia, na especialidade de História e Metodologia das Ciências Geológicas, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26522
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Doutoramento

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