Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/26809
Title: | A didática da literatura na perspectiva da formação de professores de Língua Portuguesa : reflexos e contributos para a escola e sociedade | Authors: | Walter, Letícia | Orientador: | Mello, Cristina | Keywords: | Ensino da Literatura | Issue Date: | 19-Sep-2014 | Citation: | WALTER, Letícia - A didática da literatura na perspectiva da formação de professores de Língua Portuguesa : reflexos e contributos para a escola e sociedade. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/26809 | Abstract: | Cada vez mais, a questão da formação de professores assume importância frente às exigências que são colocadas diante da Educação Básica, na sociedade contemporânea. Para tanto, pesquisar acerca de como a didática da Literatura é trabalhada e contemplada nos programas de duas respeitadas universidades brasileiras, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Passo Fundo (UPF), faz-nos refletir acerca dos contributos desta formação, bem como, sobre a importância da comunidade escolar e do papel do professor como mediadores da leitura e potenciais formadores de novos leitores. Os reflexos da formação de professores desenvolvida no meio acadêmico e o seu resultado no ensino da Literatura nos Anos Finais do Ensino Fundamental traz à tona uma das funções mais sublimes da Literatura: o exercício das Humanidades. The issue of teacher training increasingly assumes importance in face of the demands that are placed upon the teaching of basic education in contemporary society. To this end, researching on how the Teaching of Literature is shaped and comprised within the programs of two respected Brazilian universities, the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and the University of Passo Fundo (UPF), makes us wonder about the contributions of this training, as well as the relevance of the school community and the teacher's role as endorser of reading and potential coaches of new readers. The effects of teacher education developed in academia and its outcome in the teaching of Literature in the Final Years of Middle School reveals one of the most sublime functions of literature: the exercise of Humanities. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/26809 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de Mestrado (corrigida).pdf | 758.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
1,261
checked on Nov 6, 2024
Download(s) 5
8,159
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.