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https://hdl.handle.net/10316/35283
Título: | Estudo do enrocamento e análise do comportamento estrutural da barragem de Paradela | Autor: | Veiga Pinto, António Quinta-Ferreira, Mário Quintela, Ana |
Data: | 1988 | Editora: | Sociedade Portuguesa de Geotecnia | Citação: | Veiga Pinto, A; Quinta-Ferreira, M.; Quintela, A.. 1988. "Estudo do enrocamento e análise do comportamento estrutural da barragem de Paradela", Geotecnia, 52: 3 - 23. | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Geotecnia | Volume: | 52 | Local de edição ou do evento: | Lisboa | Resumo: | RESUMO - A inexistência em Portugal de barragens de enrocamento com cortina a montante, cujo material de aterro é construído por meio de camadas de reduzida espessura e compactado com cilindros vibradores, motivou a realização do estudo apresentado nesta comunicação sobre os materiais do enrocamento da barragem de Paradela. Estudaram-se as características de resistência e de durabilidade dos materiais rochosos graníticos empregues no enrocamento. Através da modelação em laboratório da granulometria do material do aterro por meio de curvas aproximadamente paralelas às do protótipo e determinaram-se as características tensão-deformação do enrocamento. O material foi ensaiado em dois estados de compacidade distintos, um idêntico ao do enrocamento lançado da barragem e o outro num estado denso, semelhante ao que se obteria caso o enrocamento fosse construído com as técnicas atualmente recomendadas. Os resultados dos cálculos tensão-deformação, utilizando o método dos elementos finitos, permitiram concluir que os deslocamentos seriam cerca de quatro vezes menores que os observados se o enrocamento fosse construído com as atuais técnicas. SYNOPSIS - ln Portugal there are no rockfill dams with upstream concrete face constructed with the new techniques using thin layers densely compacted with vibrating rollers. This reason led us to study the Paradela rockfill dam in order to know the resistance and durability of the granite rock material. Modelling the granulometry by means of curves approximately parallel to those of the prototype, led to obtain the stress-strain characteristics of the embankment. The material was tested in two different compaction states, one similar to the existing in the embankment and the other, in a dense state similar to the one that would be obtained if the rockfill was built with the modem techniques of construction. The results of the computations, performed using the finite element method (FEM) showed that the measured settlement of the embankment is about four times greater than the settlement that would be obtained if the embankment was built with the new techniques using thin layers compacted with vibrating rollers. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/35283 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FCTUC Ciências da Terra - Artigos em Revistas Nacionais |
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1988 052-01a VPinto&MQF&Quintela.pdf | 615.17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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