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https://hdl.handle.net/10316/35548
Título: | Crowdplay: Crowdsourcing Gameplay Experiences | Autor: | Amsellem, João Pedro da Silva | Orientador: | Roque, Licínio Gomes | Palavras-chave: | User Experience; CrowdPlay; Crowdsourcing; parametrização de videojogos; avaliação; videojogos | Data: | 10-Set-2014 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Crowdplay: Crowdsourcing Gameplay Experiences | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | CrowdPlay é uma plataforma de crowdsourcing capaz de proporcionar aos game designers uma opção viável para análise de protótipos de jogo de forma fácil e rápida de configurar. Possibilita a distribuição de cenários de teste de jogo, com base na parametrização das condições de ensaio, e a recolha, análise e visualização de dados de gameplay de videojogos, em grande escala e direcionada para o estudo da experiência de uso proposta pelo protótipo. Mesmo não conhecendo a amostra que realiza a avaliação, estudos revelam que os resultados obtidos, comparando os métodos tradicional e através de uma plataforma colaborativa, são semelhantes. A diversidade de pessoas e a rapidez de conclusão do ciclo de teste são duas grandes vantagens para este tipo de abordagens. Ao longo deste relatório são analisadas diversas abordagens e tecnologias para a implementação desta ferramenta. É ainda apresentado um esboço da arquitectura a implementar e um plano de atividades. Foram implementadas as duas interfaces (gameCenter e a interface para os game designers) e ambos os servidores definidos na arquitectura. Dada a sua dimensão, não foi possível implementar todos as tarefas presentes na lista de requisitos. O processo de desenvolvimento seguiu a hierarquia de prioridades da mesma lista. Para validação da plataforma foram realizados testes de performance no webServer2 e testes de usabilidade em ambas as interfaces. | Descrição: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/35548 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CrowdPlay_Crowdsourcing Gameplay Experiences.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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