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https://hdl.handle.net/10316/36483
Título: | O conceito globalização nos planos de estudos avançados de Ciência da Informação em Portugal e em Espanha | Autor: | Freitas, Maria Cristina Vieira de Simões, Maria da Graça García-López, Genaro Luis |
Palavras-chave: | Globalização; Ensino superior português; Ensino superior espanhol; Planos de estudos; Estudos avançados | Data: | 2013 | Editora: | Faculdade de Letras da Universidade do Porto, CETAC.Media | Título da revista, periódico, livro ou evento: | VI Encontro Ibérico EDICIC: globalização, ciência, informação: atas | Local de edição ou do evento: | Porto | Resumo: | Este estudo tem como objetivo geral identificar o conceito globalização nos planos de Estudos Avançados de Ciência da Informação do Ensino Superior público, em Portugal e em Espanha. São seus objetivos específicos: a) identificar e selecionar linhas concetuais que formalizem este conceito; b) verificar a sua ocorrência nos planos de estudos considerados; c) aferir se, e como, este tema participa na contextualização e na sustentação concetual das disciplinas curriculares dos ciclos de estudo observados. A metodologia sustenta-se num desenho qualitativo e se processa nas seguintes fases: a) pesquisa bibliográfica, realizada em dicionários especializados e em obras de autores/as relevantes no domínio; b) pesquisa documental, realizada com a identificação e a seleção online de cursos e de planos de estudos de mestrado e de doutoramento; c) análise comparativa abrangente, realizada com a descrição, a interpretação e o contraste dos dados recolhidos. Os resultados evidenciam duas ideias-chave: a) a constatação de duas linhas concetuais gerais, nos programas dos planos de estudos dos países considerados, sendo estas: informação, relacionada com ética, direito, literacia e sociedade; sociologia, relacionada com educação, informação e comunicação; b) a inferência de uma relação maioritariamente indireta, no que respeita às linhas concetuais constatadas e à representação do conceito globalização nos conteúdos programáticos dos Cursos de Mestrado e Doutoramento observados. Face ao exposto, recomenda-se que os planos dos Cursos de Estudos Avançados de Ciência da Informação contemplem um número direto e explícito de conteúdos relativos ao tema Globalização, bem como aos conceitos associados, visando a complementar satisfatoriamente os conhecimentos nucleares e permitir ao aluno / investigador contactar com referenciais teóricos apropriados para abordar, crítica e reflexivamente, o contexto do seu objeto de estudo. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/36483 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
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