Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/36483
Título: O conceito globalização nos planos de estudos avançados de Ciência da Informação em Portugal e em Espanha
Autor: Freitas, Maria Cristina Vieira de 
Simões, Maria da Graça 
García-López, Genaro Luis 
Palavras-chave: Globalização; Ensino superior português; Ensino superior espanhol; Planos de estudos; Estudos avançados
Data: 2013
Editora: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, CETAC.Media
Título da revista, periódico, livro ou evento: VI Encontro Ibérico EDICIC: globalização, ciência, informação: atas
Local de edição ou do evento: Porto
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral identificar o conceito globalização nos planos de Estudos Avançados de Ciência da Informação do Ensino Superior público, em Portugal e em Espanha. São seus objetivos específicos: a) identificar e selecionar linhas concetuais que formalizem este conceito; b) verificar a sua ocorrência nos planos de estudos considerados; c) aferir se, e como, este tema participa na contextualização e na sustentação concetual das disciplinas curriculares dos ciclos de estudo observados. A metodologia sustenta-se num desenho qualitativo e se processa nas seguintes fases: a) pesquisa bibliográfica, realizada em dicionários especializados e em obras de autores/as relevantes no domínio; b) pesquisa documental, realizada com a identificação e a seleção online de cursos e de planos de estudos de mestrado e de doutoramento; c) análise comparativa abrangente, realizada com a descrição, a interpretação e o contraste dos dados recolhidos. Os resultados evidenciam duas ideias-chave: a) a constatação de duas linhas concetuais gerais, nos programas dos planos de estudos dos países considerados, sendo estas: informação, relacionada com ética, direito, literacia e sociedade; sociologia, relacionada com educação, informação e comunicação; b) a inferência de uma relação maioritariamente indireta, no que respeita às linhas concetuais constatadas e à representação do conceito globalização nos conteúdos programáticos dos Cursos de Mestrado e Doutoramento observados. Face ao exposto, recomenda-se que os planos dos Cursos de Estudos Avançados de Ciência da Informação contemplem um número direto e explícito de conteúdos relativos ao tema Globalização, bem como aos conceitos associados, visando a complementar satisfatoriamente os conhecimentos nucleares e permitir ao aluno / investigador contactar com referenciais teóricos apropriados para abordar, crítica e reflexivamente, o contexto do seu objeto de estudo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36483
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas
I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Art_01_EDICIC_2013.pdf366.05 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

540
Visto em 30/out/2024

Downloads 10

2.156
Visto em 30/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.