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https://hdl.handle.net/10316/38915
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Amaro, Ana Paula Bettencourt Martins | - |
dc.contributor.advisor | Loureiro, Altino de Jesus Roque | - |
dc.contributor.author | Costa, José João Meira da | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-28T14:39:52Z | - |
dc.date.available | 2017-03-28T14:39:52Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-08 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/38915 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | pt |
dc.description.abstract | Hoje em dia, devido aos elevados custos energéticos para o transporte de mercadorias e pessoas, é necessário reduzir ao máximo a tara dos equipamentos utilizados, mantendo as propriedades mecânicas por questões de segurança. Para além dos consumos energéticos, também é necessário ter em conta os fatores ambientais. Neste sentido surgem o investimento no estudo de materiais compósitos para obter alternativas equivalentes aos materiais utilizados tradicionalmente. A indústria aeronáutica é um dos exemplos que mais investe no desenvolvimento deste tipo de materiais. Quando os equipamentos estão em movimento, ficam expostos muitas das vezes a condições adversas, alterando as suas propriedades mecânicas e colocando em risco a segurança do equipamento. No caso dos aviões, as chuvas de granizo são um bom exemplo real das condições não ideais que atravessam. O objetivo da dissertação é o estudo das propriedades de laminados de vidro/epóxi, sujeitos previamente a erosão com corindo, para serem analisadas as suas propriedades com ensaio de multi-impactos. Nos testes de erosão altera-se o ângulo de embate, a distância de incidência e a dimensão do corindo. Em todos os casos existe um provete de teste para se compararem os resultados obtidos através de curvas Força – Tempo, Força – Deslocamento e Energia – Tempo. A diminuição da distância, aumento do tamanho de grão do corindo e o aumento do ângulo entre o injetor e a placa diminuem a rigidez de flexão ao impacto dos laminados, bem como, a integridade estrutural dos compósitos. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Compósitos | pt |
dc.subject | Vidro-epoxi | pt |
dc.subject | Teste de Erosão | pt |
dc.subject | Degradação de Compósitos | pt |
dc.subject | Resistência ao Impacto | pt |
dc.subject | Glass | pt |
dc.subject | epoxy composites | pt |
dc.subject | Erosion Test | pt |
dc.subject | Composite Degradation | pt |
dc.subject | Impact Strength | pt |
dc.title | O efeito abrasivo da resistência ao impacto de materiais compósitos | pt |
dc.title.alternative | The abrasive effect of the impact resistance of composite materials | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
dc.date.embargo | 2014-07-08 | * |
dc.identifier.tid | 201663937 | pt |
thesis.degree.grantor | 00500::Universidade de Coimbra | pt |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica | pt |
uc.degree.grantorUnit | 0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologia | por |
uc.rechabilitacaoestrangeira | no | pt |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.advisor.researchunit | CEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes | - |
crisitem.advisor.researchunit | CEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-5237-0773 | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-9315-3177 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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