Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/38915
Título: | O efeito abrasivo da resistência ao impacto de materiais compósitos | Outros títulos: | The abrasive effect of the impact resistance of composite materials | Autor: | Costa, José João Meira da | Orientador: | Amaro, Ana Paula Bettencourt Martins Loureiro, Altino de Jesus Roque |
Palavras-chave: | Compósitos; Vidro-epoxi; Teste de Erosão; Degradação de Compósitos; Resistência ao Impacto; Glass; epoxy composites; Erosion Test; Composite Degradation; Impact Strength | Data: | 8-Jul-2014 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Hoje em dia, devido aos elevados custos energéticos para o transporte de mercadorias e pessoas, é necessário reduzir ao máximo a tara dos equipamentos utilizados, mantendo as propriedades mecânicas por questões de segurança. Para além dos consumos energéticos, também é necessário ter em conta os fatores ambientais. Neste sentido surgem o investimento no estudo de materiais compósitos para obter alternativas equivalentes aos materiais utilizados tradicionalmente. A indústria aeronáutica é um dos exemplos que mais investe no desenvolvimento deste tipo de materiais. Quando os equipamentos estão em movimento, ficam expostos muitas das vezes a condições adversas, alterando as suas propriedades mecânicas e colocando em risco a segurança do equipamento. No caso dos aviões, as chuvas de granizo são um bom exemplo real das condições não ideais que atravessam. O objetivo da dissertação é o estudo das propriedades de laminados de vidro/epóxi, sujeitos previamente a erosão com corindo, para serem analisadas as suas propriedades com ensaio de multi-impactos. Nos testes de erosão altera-se o ângulo de embate, a distância de incidência e a dimensão do corindo. Em todos os casos existe um provete de teste para se compararem os resultados obtidos através de curvas Força – Tempo, Força – Deslocamento e Energia – Tempo. A diminuição da distância, aumento do tamanho de grão do corindo e o aumento do ângulo entre o injetor e a placa diminuem a rigidez de flexão ao impacto dos laminados, bem como, a integridade estrutural dos compósitos. | Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/38915 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jose_costa_2009128738_2014_rf.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
374
Visto em 22/out/2024
Downloads
109
Visto em 22/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.