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https://hdl.handle.net/10316/39007
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Viegas, Domingos Xavier Filomeno Carlos | - |
dc.contributor.advisor | Raposo, Jorge Rafael Nogueira | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Joel Ricardo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-28T15:05:04Z | - |
dc.date.available | 2017-03-28T15:05:04Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-21 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/39007 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | pt |
dc.description.abstract | Neste trabalho foi desenvolvido e testado um equipamento que permite avaliar o desempenho de sistemas de proteção térmica, aplicáveis em geral aos veículos de transporte ameaçados pelo avanço de frentes de fogo de um incêndio florestal. Em particular a proteção de veículos utilizados na supressão de incêndios florestais, associada à capacidade de proteger a vida dos ocupantes, é o objetivo principal deste trabalho, tornando a cabine num abrigo coletivo contra incêndios. Novos materiais cerâmicos, mantas e espumas, são usados no sentido de reforçar a capacidade de proteção sem exigir o uso de grande quantidade de água, que podem não estar disponíveis no caso de encurralamento pelo fogo Este sistema é relevante principalmente para os bombeiros, para melhorar a sua segurança, é de grande interesse para os proprietários dos meios de transporte que possam estar a vigiar áreas suscetíveis ao incêndio, para evitar a sua distrição Instituições públicas e privadas que empregam pessoal envolvido nas atividades de gestão de incêndios irão beneficiar das soluções desenvolvidas. A cooperação com um dos maiores fabricantes de veículos de combate em Portugal foi criada para melhor desenvolver e incorporar as soluções propostas e apresentadas. Vários testes foram realizados com um sistema de simulação de impacto de frente de fogo da ADAI com cabines dos veículos de bombeiros. Esses veículos foram colocados em frente desta frente de fogo com sistema de proteção e sem sistema de proteção as condições dentro das cabines foram registadas e avaliadas com o objetivo de perceber as condições que permitem a proteção das tripulações e consequentemente dos veículos. Além disso, a distância mínima entre a frente de fogo e um bombeiro exposto fora da cabine foi estudada tendo em conta o calor libertado pela frente de fogo para um modelo de um bombeiro colocado em diferentes posições. | pt |
dc.description.abstract | In this work was developed and test a thermal protection system applicable to general transport vehicles endangered by an advancing forest fire. It is aimed in particular to protect vehicles used in forest fire suppression to provide a life guard capacity for its occupants. New materials namely ceramic composites and foams were used to develop enhanced protective capacities without requiring the use of large amounts of water that may not be available in the case of fire entrapment. This system is relevant mainly for fire fighters to improve their safety and is of great interest for owners of transport means that may be travelling in fire prone areas, to avoid their destruction. Public and private agencies employing personnel involved in fire management activities will benefit from the developed solutions. A cooperation with Vehicle manufacturer of Portugal was established to improve to incorporate the proposed solutions. Several tests were performed in a system of simulation of fire front impact of ADAI with cabins of firefighter’s vehicles. Those vehicles were placed in front of the fire fronts with protection and without protection and the conditions inside of the cabins are registered and evaluated with the goal of realise the conditions the allows the protection of the crews. Also the minimum distance between the fire front and a firefighter was studied taking in the account of the heat realised by the fire front to a model of firefighter. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Sistema de proteção coletivo | pt |
dc.subject | Incêndios florestais | pt |
dc.subject | Veículos de combate aos incêndios | pt |
dc.subject | Segurança em incêndios | pt |
dc.subject | Burnover | pt |
dc.subject | Thermal-protection-systems | pt |
dc.subject | Forest-fires | pt |
dc.subject | Firefighting-vehicles | pt |
dc.title | Segurança de veículos em incêndios florestais | pt |
dc.title.alternative | Safety of vehicles in forest fires | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
dc.date.embargo | 2015-07-21 | * |
dc.identifier.tid | 201665298 | pt |
thesis.degree.grantor | 00500::Universidade de Coimbra | pt |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica | pt |
uc.degree.grantorUnit | 0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologia | por |
uc.rechabilitacaoestrangeira | no | pt |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.advisor.researchunit | LAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-6690-035X | - |
Appears in Collections: | I&D ADAI - Dissertações de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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