Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/39007
Título: | Segurança de veículos em incêndios florestais | Outros títulos: | Safety of vehicles in forest fires | Autor: | Teixeira, Joel Ricardo da Silva | Orientador: | Viegas, Domingos Xavier Filomeno Carlos Raposo, Jorge Rafael Nogueira |
Palavras-chave: | Sistema de proteção coletivo; Incêndios florestais; Veículos de combate aos incêndios; Segurança em incêndios; Burnover; Thermal-protection-systems; Forest-fires; Firefighting-vehicles | Data: | 21-Jul-2015 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Neste trabalho foi desenvolvido e testado um equipamento que permite avaliar
o desempenho de sistemas de proteção térmica, aplicáveis em geral aos veículos de
transporte ameaçados pelo avanço de frentes de fogo de um incêndio florestal. Em particular
a proteção de veículos utilizados na supressão de incêndios florestais, associada à capacidade
de proteger a vida dos ocupantes, é o objetivo principal deste trabalho, tornando a cabine
num abrigo coletivo contra incêndios.
Novos materiais cerâmicos, mantas e espumas, são usados no sentido de reforçar
a capacidade de proteção sem exigir o uso de grande quantidade de água, que podem não
estar disponíveis no caso de encurralamento pelo fogo
Este sistema é relevante principalmente para os bombeiros, para melhorar a sua
segurança, é de grande interesse para os proprietários dos meios de transporte que possam
estar a vigiar áreas suscetíveis ao incêndio, para evitar a sua distrição Instituições públicas e
privadas que empregam pessoal envolvido nas atividades de gestão de incêndios irão
beneficiar das soluções desenvolvidas. A cooperação com um dos maiores fabricantes de
veículos de combate em Portugal foi criada para melhor desenvolver e incorporar as soluções
propostas e apresentadas.
Vários testes foram realizados com um sistema de simulação de impacto de
frente de fogo da ADAI com cabines dos veículos de bombeiros. Esses veículos foram
colocados em frente desta frente de fogo com sistema de proteção e sem sistema de proteção
as condições dentro das cabines foram registadas e avaliadas com o objetivo de perceber as
condições que permitem a proteção das tripulações e consequentemente dos veículos.
Além disso, a distância mínima entre a frente de fogo e um bombeiro exposto
fora da cabine foi estudada tendo em conta o calor libertado pela frente de fogo para um
modelo de um bombeiro colocado em diferentes posições. In this work was developed and test a thermal protection system applicable to general transport vehicles endangered by an advancing forest fire. It is aimed in particular to protect vehicles used in forest fire suppression to provide a life guard capacity for its occupants. New materials namely ceramic composites and foams were used to develop enhanced protective capacities without requiring the use of large amounts of water that may not be available in the case of fire entrapment. This system is relevant mainly for fire fighters to improve their safety and is of great interest for owners of transport means that may be travelling in fire prone areas, to avoid their destruction. Public and private agencies employing personnel involved in fire management activities will benefit from the developed solutions. A cooperation with Vehicle manufacturer of Portugal was established to improve to incorporate the proposed solutions. Several tests were performed in a system of simulation of fire front impact of ADAI with cabins of firefighter’s vehicles. Those vehicles were placed in front of the fire fronts with protection and without protection and the conditions inside of the cabins are registered and evaluated with the goal of realise the conditions the allows the protection of the crews. Also the minimum distance between the fire front and a firefighter was studied taking in the account of the heat realised by the fire front to a model of firefighter. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/39007 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D ADAI - Dissertações de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Seguranca de Veiculos em Incendios Florestais.pdf | 2.99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
501
Visto em 29/out/2024
Downloads 50
661
Visto em 29/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.