Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46331
Title: Aprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida
Authors: Barros, Rita 
Monteiro, Angélica 
Moreira, J. António 
Keywords: ensino superior; estilos de aprendizagem; aprendizagem ao longo da vida
Issue Date: 2014
metadata.degois.publication.title: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
metadata.degois.publication.volume: 241
metadata.degois.publication.issue: 95
metadata.degois.publication.location: Brasil
Abstract: Pretende analisar a relação entre a aprendizagem, com base na apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar, e a disposição que apresentam para se envolver em atividades de aprendizagem ao longo da vida (ALV). O rationale teórico inscreve-se na Teoria de Biggs (1987), no que concerne às abordagens de aprendizagem por parte do estudante, e no princípio orientador da ALV. Procedemos a um estudo comparativo-correlacional, com uma amostra constituída por 163 estudantes do ensino superior. As abordagens de aprendizagem foram avaliadas por meio da tradução luso-portuguesa da validação brasileira da escala Revised Two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). Os resultados obtidos permitem-nos associar a abordagem profunda a algumas características do aprendiz ao longo da vida.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46331
ISSN: 0034-7183
DOI: 10.1590/S2176-6681/305811495
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Aprender no Ensino Superior.pdf2 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

856
checked on Nov 5, 2024

Download(s)

343
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.