Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46331
Título: | Aprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida | Autor: | Barros, Rita Monteiro, Angélica Moreira, J. António |
Palavras-chave: | ensino superior; estilos de aprendizagem; aprendizagem ao longo da vida | Data: | 2014 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos | Volume: | 241 | Número: | 95 | Local de edição ou do evento: | Brasil | Resumo: | Pretende analisar a relação entre a aprendizagem, com base na apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar, e a disposição que apresentam para se envolver em atividades de aprendizagem ao longo da vida (ALV). O rationale teórico inscreve-se na Teoria de Biggs (1987), no que concerne às abordagens de aprendizagem por parte do estudante, e no princípio orientador da ALV. Procedemos a um estudo comparativo-correlacional, com uma amostra constituída por 163 estudantes do ensino superior. As abordagens de aprendizagem foram avaliadas por meio da tradução luso-portuguesa da validação brasileira da escala Revised Two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). Os resultados obtidos permitem-nos associar a abordagem profunda a algumas características do aprendiz ao longo da vida. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46331 | ISSN: | 0034-7183 | DOI: | 10.1590/S2176-6681/305811495 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprender no Ensino Superior.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 20
856
Visto em 5/nov/2024
Downloads
343
Visto em 5/nov/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.