Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46331
Título: Aprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida
Autor: Barros, Rita 
Monteiro, Angélica 
Moreira, J. António 
Palavras-chave: ensino superior; estilos de aprendizagem; aprendizagem ao longo da vida
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Volume: 241
Número: 95
Local de edição ou do evento: Brasil
Resumo: Pretende analisar a relação entre a aprendizagem, com base na apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar, e a disposição que apresentam para se envolver em atividades de aprendizagem ao longo da vida (ALV). O rationale teórico inscreve-se na Teoria de Biggs (1987), no que concerne às abordagens de aprendizagem por parte do estudante, e no princípio orientador da ALV. Procedemos a um estudo comparativo-correlacional, com uma amostra constituída por 163 estudantes do ensino superior. As abordagens de aprendizagem foram avaliadas por meio da tradução luso-portuguesa da validação brasileira da escala Revised Two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). Os resultados obtidos permitem-nos associar a abordagem profunda a algumas características do aprendiz ao longo da vida.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46331
ISSN: 0034-7183
DOI: 10.1590/S2176-6681/305811495
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Aprender no Ensino Superior.pdf2 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

856
Visto em 5/nov/2024

Downloads

343
Visto em 5/nov/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.