Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46332
Title: Auto-conceito Global em Estudantes do Ensino Superior: Um Estudo Comparativo entre Iniciantes e Finalistas
Authors: Barros, Rita 
Moreira, J. António 
Keywords: Autoconceito global; Ensino superior; Pós-adolescência.
Issue Date: 2013
metadata.degois.publication.title: Psicologia em Revista
metadata.degois.publication.volume: 19
metadata.degois.publication.issue: 2
metadata.degois.publication.location: Brasil
Abstract: Este estudo centra-se nos processos de mudança do autoconceito no período designado por pós-adolescência e traduz-se num estudo comparativo entre os níveis de autoconceito global de estudantes do ensino superior, iniciantes e finalistas. Recorrendo a uma metodologia de cariz quantitativo, a nossa amostra foi constituída por 552 sujeitos. Para a avaliação do nível de autoconceito global, valemo-nos da adaptação do Self Description Questionnaire III realizada por Faria e Fontaine (1992) a estudantes universitários portugueses. Concluímos que não existem diferenças significativas entre os dois grupos de estudantes. Esses resultados podem ser compreendidos com base nas experiências e ansiedades vivenciadas pelos estudantes do ensino superior, quer no processo de adaptação ao contexto acadêmico, no caso dos que estão a iniciar a formação, quer na antecipação de reais dificuldades de inserção no mercado de trabalho, no caso dos finalistas.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46332
ISSN: 1678-9563
DOI: 10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p232
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Auto conceito Global em Estudantes do Ensino Superior.pdf141.91 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

531
checked on Nov 5, 2024

Download(s)

207
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.