Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46332
Título: Auto-conceito Global em Estudantes do Ensino Superior: Um Estudo Comparativo entre Iniciantes e Finalistas
Autor: Barros, Rita 
Moreira, J. António 
Palavras-chave: Autoconceito global; Ensino superior; Pós-adolescência.
Data: 2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: Psicologia em Revista
Volume: 19
Número: 2
Local de edição ou do evento: Brasil
Resumo: Este estudo centra-se nos processos de mudança do autoconceito no período designado por pós-adolescência e traduz-se num estudo comparativo entre os níveis de autoconceito global de estudantes do ensino superior, iniciantes e finalistas. Recorrendo a uma metodologia de cariz quantitativo, a nossa amostra foi constituída por 552 sujeitos. Para a avaliação do nível de autoconceito global, valemo-nos da adaptação do Self Description Questionnaire III realizada por Faria e Fontaine (1992) a estudantes universitários portugueses. Concluímos que não existem diferenças significativas entre os dois grupos de estudantes. Esses resultados podem ser compreendidos com base nas experiências e ansiedades vivenciadas pelos estudantes do ensino superior, quer no processo de adaptação ao contexto acadêmico, no caso dos que estão a iniciar a formação, quer na antecipação de reais dificuldades de inserção no mercado de trabalho, no caso dos finalistas.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46332
ISSN: 1678-9563
DOI: 10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p232
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Auto conceito Global em Estudantes do Ensino Superior.pdf141.91 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

531
Visto em 5/nov/2024

Downloads

207
Visto em 5/nov/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.