Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46332
Título: | Auto-conceito Global em Estudantes do Ensino Superior: Um Estudo Comparativo entre Iniciantes e Finalistas | Autor: | Barros, Rita Moreira, J. António |
Palavras-chave: | Autoconceito global; Ensino superior; Pós-adolescência. | Data: | 2013 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Psicologia em Revista | Volume: | 19 | Número: | 2 | Local de edição ou do evento: | Brasil | Resumo: | Este estudo centra-se nos processos de mudança do autoconceito no período designado por pós-adolescência e traduz-se num estudo comparativo entre os níveis de autoconceito global de estudantes do ensino superior, iniciantes e finalistas. Recorrendo a uma metodologia de cariz quantitativo, a nossa amostra foi constituída por 552 sujeitos. Para a avaliação do nível de autoconceito global, valemo-nos da adaptação do Self Description Questionnaire III realizada por Faria e Fontaine (1992) a estudantes universitários portugueses. Concluímos que não existem diferenças significativas entre os dois grupos de estudantes. Esses resultados podem ser compreendidos com base nas experiências e ansiedades vivenciadas pelos estudantes do ensino superior, quer no processo de adaptação ao contexto acadêmico, no caso dos que estão a iniciar a formação, quer na antecipação de reais dificuldades de inserção no mercado de trabalho, no caso dos finalistas. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46332 | ISSN: | 1678-9563 | DOI: | 10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p232 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Auto conceito Global em Estudantes do Ensino Superior.pdf | 141.91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
531
Visto em 5/nov/2024
Downloads
207
Visto em 5/nov/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.