Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46332
Title: | Auto-conceito Global em Estudantes do Ensino Superior: Um Estudo Comparativo entre Iniciantes e Finalistas | Authors: | Barros, Rita Moreira, J. António |
Keywords: | Autoconceito global; Ensino superior; Pós-adolescência. | Issue Date: | 2013 | metadata.degois.publication.title: | Psicologia em Revista | metadata.degois.publication.volume: | 19 | metadata.degois.publication.issue: | 2 | metadata.degois.publication.location: | Brasil | Abstract: | Este estudo centra-se nos processos de mudança do autoconceito no período designado por pós-adolescência e traduz-se num estudo comparativo entre os níveis de autoconceito global de estudantes do ensino superior, iniciantes e finalistas. Recorrendo a uma metodologia de cariz quantitativo, a nossa amostra foi constituída por 552 sujeitos. Para a avaliação do nível de autoconceito global, valemo-nos da adaptação do Self Description Questionnaire III realizada por Faria e Fontaine (1992) a estudantes universitários portugueses. Concluímos que não existem diferenças significativas entre os dois grupos de estudantes. Esses resultados podem ser compreendidos com base nas experiências e ansiedades vivenciadas pelos estudantes do ensino superior, quer no processo de adaptação ao contexto acadêmico, no caso dos que estão a iniciar a formação, quer na antecipação de reais dificuldades de inserção no mercado de trabalho, no caso dos finalistas. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46332 | ISSN: | 1678-9563 | DOI: | 10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p232 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Auto conceito Global em Estudantes do Ensino Superior.pdf | 141.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
531
checked on Nov 5, 2024
Download(s)
207
checked on Nov 5, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.