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https://hdl.handle.net/10316/47081
Título: | Questionário de Comunicação em Educação Sexual na Escola – Versão Adolescentes: estudo de validação com jovens portugueses | Outros títulos: | Questionnaire of Communication about Sexual Education in the School – Adolescents Version: validation studies with Portuguese youths | Autor: | Carvalho, Cristiana Pinheiro, Maria do Rosário Vilar, Duarte Pinto Gouveia, José |
Palavras-chave: | Estratégias e competências de comunicação; Comunicação Professor/a-aluno/a; Educação Sexual; Adolescentes; Questionário; Strategies and communication skills; Teacher-student communication; Sex Education; Teens; Questionnaire | Data: | 30-Set-2014 | Editora: | Associação para o Planeamento da Família | Projeto: | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Referência nº SFRH/BD/75130/2010 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista Saúde Reprodutiva, Sexualidade e Sociedade | Número: | 4 | Local de edição ou do evento: | Associação para o Planeamento da Família | Resumo: | Este estudo teve como objetivo validar o Questionário de Comunicação em Educação Sexual na Escola - Versão
Adolescentes (QCESE-VA), que se propõe avaliar, no âmbito de várias temáticas da sexualidade e da educação
sexual, as estratégias e competências de comunicação utilizadas pelos/as adolescentes/as com os/as
professores/as (1ª secção do instrumento) e a perceção dos mesmos em relação às estratégias de comunicação
utilizadas pelos/as professores/as (2ª secção do instrumento). O QCESE-VA foi aplicado a uma amostra de 600
adolescentes dos 12 aos 22 anos (M=16,8 anos; DP=1,410), que frequentavam o 3ºciclo do ensino básico e o
ensino secundário. Os resultados obtidos demonstraram uma estrutura final com uma solução de três fatores
na 1ª secção (F1-Competências de Comunicação baseadas na partilha, esclarecimento de dúvidas e resolução
de problemas; F2-Competências de comunicação baseadas na atenção emocional; F3-Estratégias de
comunicação baseadas na assertividade e na procura de apoio) que explicaram 67,5% da variância total. Na 2ª
secção emergiram dois fatores (F1-Estratégias de comunicação baseadas no controlo, ameaça e defesa; F2-
Estratégias de comunicação baseadas na assertividade) que explicaram 70,9% da variância total. Todas as
dimensões revelaram uma boa consistência interna, tendo o alfa de Cronbach variado entre ,874 e ,948. Em
ambos os sexos as estratégias e competências positivas de comunicação utilizadas pelos adolescentes
mostram-se fortemente associadas às estratégias positivas que eles percecionam como sendo utilizadas
pelos/as professores/as. Estes estudo contribui para reforçar a importância da Educação Sexual na escola e o
valor da comunicação professor/a-aluno/a, assim como, a importância das estratégias positivas da
comunicação entre educadores e educandos nas temáticas da sexualidade. This study aims to validate the Communication Questionnaire on Sex Education in School - Teens Version (QCESE-VA), which aims to assess, related to various themes of sexuality and sex education, the perceived strategies and communication skills that are used by adolescents with their teachers (1st section of the instrument) and the perception of the adolescents about the communication strategies that are used by teachers (2nd section of the instrument). The QCESE-VA was applied to a sample of 600 adolescents from 12 to 22 years (M = 16,8 years, DP=1,410), who attended the 3rd cycle of basic education and secondary education. The results showed a final structure with a three factor solution in the 1st section (F1-Communication Skills based sharing, clarify questions and troubleshooting; F2-Communication skills based on emotional attention; F3-Communication strategies based in assertiveness and seeking support) that explained 67.5 % of the total variance. In the 2nd section emerged two factors (F1-Communication strategies based on control, threat and defense; F2-Communication strategies based on assertiveness) that explained 70.9 % of the total variance. All dimensions showed a satisfactory reliability, with Cronbach's alpha varied between 874 and 948. In both sexes the perceived strategies and positive communication skills that are used by teenagers show up strongly associated with adolescents perception about positive strategies used by teachers This study contributes to reinforcing the importance of sexual education in school and the value of teacher-student communication, as well as the importance of positive communication strategies between teachers and students in issues of sexuality. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/47081 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CINEICC - Artigos em Revistas Nacionais |
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