Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86414
Title: Um estágio na terra do xisto
Other Titles: A stage in the city of the shale
Authors: Francisco, Inês Ferreira 
Orientador: Albuquerque, Helena Maria Mamede
Keywords: Ensino da Matemática; Estágio Pedagógico; Professor; Aluno; Mathematics Teaching; Pedagogical Internship; Teacher; Student
Issue Date: 25-Sep-2018
metadata.degois.publication.title: Um estágio na terra do xisto
metadata.degois.publication.location: Departamento de Matemática da FCTUC
Abstract: No âmbito da disciplina Estágio e Relatório do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, a autora deste relatório, Inês Francisco, teve a oportunidade de estagiar na Escola Secundária da Lousã (com 3.º Ciclo e ensino profissional) no ano letivo 2017/2018, sob supervisão pedagógica da Orientadora Cooperante Dra. Alice Rodrigues e Orientação Científica da Professora Doutora Helena Albuquerque. A prática letiva incidiu na disciplina de matemática no 8.º ano e no 9.º ano do ensino básico. Este documento tem como objetivo relatar, de forma sucinta, o trabalho realizado ao longo do ano de estágio. Neste relatório, constam cinco partes: apresentação da escola, do núcleo de estágio e das turmas; descrição das aulas e da avaliação; referência às reuniões e formações; descrição das atividades; e, por fim, reflexão sobre o ano de estágio.O Estágio Pedagógico é um momento marcante na nossa formação e torna-se fundamental registar, relatar e refletir, sobre a prática pedagógica, e todas as experiências vividas no seu desenrolar. É neste seguimento que surge o Relatório de Estágio, apresentando-se como um meio de analisar todo o processo. No entanto, não tomemos o documento como algo final, mas sim, deve ser visto como uma ferramenta de formação contínua.
In the scope of the Stage and Report of Master’s degree in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, the author of this report, Inês Francisco, had the opportunity to practice at Lousã High School (with 3rd Cycle and vocational education) in the 2017/2018 school year, under pedagogical supervision of the Cooperating Advisor Dr. Alice Rodrigues and Scientific Orientation of Professor Helena Albuquerque.The teaching concepts focused on the subject of mathematics (8th and 9th grades). This document aims to report, briefly, the work carried out during the year of internship. This report is divided into the presentation of the school, the core of the internship and the classes; the class description and assessment; a part related to meetings and training; the description of the activities; and, finally, a personal reflection on the year of internship. The Pedagogical Internship is an important moment in our formation and it becomes fundamental to register, to report and to reflect on the pedagogical practice and all the experiences lived in its unfolding. It is in this follow-up that the Internship Report appears, presenting itself as a means of analyzing the whole process. However, let's not take the document as final, but rather, it should be seen as a tool for ongoing training.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86414
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RelatorioInesFrancisco.pdf42.31 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

390
checked on Oct 29, 2024

Download(s) 50

459
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons