Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/87915
Título: Alunos + Professor + Matemática = Ensinar Subtítulo: A Equação do Ensino da Matemática
Outros títulos: Students + Teacher + Mathematics = Teach
Autor: Martins, Raquel Margarida Aminta Francisco
Orientador: Albuquerque, Helena Maria Mamede
Palavras-chave: Ensino da Matemática; Aprendizagens; Matemática; Professor; Aluno; Mathematics Teaching; Learning; Mathematics; Teacher; Student
Data: 10-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Alunos + Professor + Matemática = Ensinar Subtítulo: A Equação do Ensino da Matemática
Local de edição ou do evento: Departamento de Matemática da FCTUC
Resumo: O presente Relatório de Estágio elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas no decurso do Estágio Pedagógico que decorreu na Escola Secundária de Jaime Cortesão, em Coimbra, durante o ano letivo 2018/2019, sob orientação da Professora Doutora Helena Albuquerque, Orientadora Científica, e da Professora Margarida Cid, Orientadora Cooperante. No decorrer do Estágio Pedagógico a professora estagiária desenvolveu a sua prática de ensino supervisionada na turma de 10.º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, na disciplina de Matemática A e participou no trabalho desenvolvido pela Orientadora Cooperante nas turmas de 10.º e 11.º ano do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, na disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Este Relatório pretende relatar/refletir as experiências vividas e o trabalho desenvolvido ao longo deste ano de estágio. O documento encontra-se organizado em capítulos, ao longo dos quais será feita uma descrição da prática pedagógica supervisionada, da participação nas estruturas de orientação pedagógica e educativa e das atividades extracurriculares desenvolvidas.A prática pedagógica compreende a observação, planificação e lecionação de aulas, a elaboração, realização e correção de testes de avaliação. O acompanhamento de uma Direção de Turma e a participação nas reuniões, de Departamento de Matemática e Informática, de Conselhos de Turma e de seminários pedagógicos, insere-se nas estruturas de orientação pedagógica e educativa.Por fim, as atividades extracurriculares abrangem as atividades dinamizadas e organizadas pelo Núcleo de Estágio de Matemática e pela escola.
The present Internship Report elaborated in the scope of Master's Degree in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary, of the Faculty of Sciences and Technology of the University of Coimbra, has the purpose to describe the activities performed during the internship which took place at the Jaime Cortesão High School, in Coimbra, during the academic year 2018/2019, under the scientific supervision of Helena Albuquerque PhD, and co-supervision of Margarida Cid. During the pedagogic internship, the intern teacher has developed her supervised teaching practice with the 10th year of the Scientific-Humanistic the Science and Technology course, class of Maths A and participated in the work developed by the co-supervisor with the 10th and 11th years of the course Scientific-Humanistic the Languages and Humanities, subject of Mathematics Applied to Social Sciences. The aim of this report is to describe the experience acquired and reflect about the work developed throughout this year of internship. The document is organized in chapters, in which a description of the supervised pedagogical practice, participation in pedagogical and educational guidance strutures and the extracurricular activities is made. The pedagogical practice is comprised by the observation, planning and teaching of classes, elaboration, realization and assessment of evaluation tests. The follow-up in the Class Direction and participation in the meetings of the Department of Mathematics and Informatics, class council and pedagogic seminars meetings is inserted in the pedagogical and educational guidance strutures. Finally, the extracurricular activities cover the activities organized and stimulated by the mathematics internship nucleus and by the school.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/87915
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio _ Raquel Martins.pdf17.06 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

224
Visto em 29/out/2024

Downloads 50

1.156
Visto em 29/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons