Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99477
Título: O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico
Outros títulos: The development of Historical Significance in the construction of historical narratives in 7th grade students.
Autor: Santos, Miguel Cristovão dos
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Palavras-chave: Ensino da História; Significância Histórica; Narrativa Histórica; Explicação Histórica; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); Historical Education; Historical Significance; Historical Narrative; Historical Explanation; Information and Communication Technologies (ICT)
Data: 7-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: A Consciência Histórica, assim como o desenvolvimento dos conceitos metahistóricos, por parte de alunos e professores tem sido uma temática que tem despertado o interesse de investigadores na área da Educação Histórica. Cada vez mais se procura novas estratégias de aula e recursos para que o Ensino da História acompanhe o avanço dos tempos e prepare os jovens para os desafios que encontrarão no seu futuro. Num mundo digital, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), são ubíquas em todas as áreas da sociedade. As TDIC dinamizam o do Ensino da História, tornando o processo de “fazer História” mais apelativo. Este trabalho visa o desenvolvimento da Significância e da Explicação Histórica, como forma de desenvolver a Consciência Histórica, de forma que os discentes agucem a forma como compreendem historicamente, progredindo no âmbito das operações cognitivas que realizam.Com o intuito de aumentar o leque de recursos para a operacionalização do seu pensamento histórico, realizou-se um estudo com uma turma de 7º ano, cujo objetivo residia na compreensão de quais as experiências de aprendizagem potenciam a construção de narrativas históricas significativas por parte dos alunos, e se planearam atividades com recurso a TDIC. As principais expectativas do estudo eram compreender como a construção de narrativas históricas baseadas no significado histórico dos alunos e o uso de Plotagon, contribui para um melhor desempenho escolar dos alunos.O Plotagon foi escolhido para a realização da atividade dado que permite desenvolver narrativas através de diálogos entre personagens, nas quais se afere o desenvolvimento de competências nas áreas da educação histórica e da literacia digital, surgindo uma atividade, em que se potencia o desenvolvimento da significância histórica.
Historical consciousness, as well as the development of metahistorical concepts by students and teachers, has been a subject which has awakened the interest of researchers in the area of History Education. New classroom strategies and resources are increasingly sought so that History keeps up with the times and prepares young people for the challenges they will find in their future. In a digital world, Information and Communication Technologies (ICT) are widespread in all areas of society. ICTs dynamise the teaching of history, making the process of "doing history" more engaging. This work aims to develop Historical Significance and Explanation, as a way of developing Historical Consciousness, so that learners develop the way they understand history, progressing within the scope of the cognitive operations they accomplish.With the purpose of increasing the variety of resources for the operationalisation of their historical thinking, a study was carried out with a 7th grade class, whose goal was to understand which learning experiences enhance the construction of significant historical narratives on the part of the students, and activities were planned using ICT. The main expectations of the study were to understand how the construction of historical narratives based on students' historical meaning and the use of Plotagon, contributes to a better school performance of students.The Plotagon was chosen to perform the activity since it allows developing narratives through dialogues between characters, in which the acquisition of competences in the areas of history education and digital literacy is assessed, resulting in an activity that enhances the development of historical significance.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/99477
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
MiguelSantos_versaofinal.pdf1.82 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

235
Visto em 29/out/2024

Downloads

133
Visto em 29/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons