Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/17997
Título: | A avaliação da satisfação dos formandos nos cursos de educação e formação de adultos de nível secundário | Autor: | Rodrigues, Elsa Maria Leandro Póvoa | Orientador: | Gomes, Carlos F. | Palavras-chave: | Satisfação de serviço; Avaliação da satisfação; Educação de adultos | Data: | 3-Out-2011 | Editora: | FEUC | Citação: | Rodrigues, Elsa Maria Leandro Póvoa - A avaliação da satisfação dos formandos nos cursos de educação e formação de adultos de nível secundário. Coimbra, 2011 | Resumo: | A escola, como qualquer outra organização de prestação de serviços, precisa medir a satisfação dos seus alunos, como clientes ou parceiros que beneficiam do serviço educativo. Neste processo, a escola pode obter orientações para melhorar a qualidade desse serviço que inevitavelmente tem um impacto no desempenho, motivação e envolvimento dos alunos e, consequentemente, no desempenho organizacional. Este estudo tem como principal objectivo avaliar a satisfação dos formandos que se encontram a frequentar os cursos de Educação e Formação de Adultos, nomeadamente os que frequentam o nível secundário de qualificação escolar. Para avaliar a satisfação dos formandos utilizou-se um questionário, através do qual foram inquiridos cento e noventa e três formandos de seis escolas pertencentes a seis concelhos diferentes. Na análise dos resultados do inquérito foram utilizadas várias técnicas estatísticas, nomeadamente a ANOVA, a regressão linear múltipla e a análise de clusters. Foi ainda utilizada uma matriz de análise da satisfação versus importância, através da qual se efectuou um diagnóstico dos serviços prestados pelas escolas. Verificou-se existirem diferenças significativas nos factores que influenciam o nível global de satisfação entre os formandos de sexo masculino e do sexo feminino. A satisfação global dos formandos do sexo masculino é influenciada pela sua satisfação relativa ao ii processo de formação e aos recursos informáticos. A satisfação global dos formandos do sexo feminino é influenciada pela sua satisfação relativa ao processo de formação, aos recursos informáticos e às infra-estruturas. Finalmente, foram identificados níveis de excelência em serviços considerados muito importantes pelos formandos. No entanto, foram identificados outros serviços igualmente importantes para os quais algumas escolas deverão agendar iniciativas de melhoria | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17997 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Avaliação da Satisfação dos Formandos nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário.pdf | 2.01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
A Avaliação da Satisfação dos Formandos nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário_Apêndice A.pdf | 602.08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 20
888
Visto em 6/nov/2024
Downloads 10
2.414
Visto em 6/nov/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.