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Título: A avaliação da satisfação dos formandos nos cursos de educação e formação de adultos de nível secundário
Autor: Rodrigues, Elsa Maria Leandro Póvoa 
Orientador: Gomes, Carlos F.
Palavras-chave: Satisfação de serviço; Avaliação da satisfação; Educação de adultos
Data: 3-Out-2011
Editora: FEUC
Citação: Rodrigues, Elsa Maria Leandro Póvoa - A avaliação da satisfação dos formandos nos cursos de educação e formação de adultos de nível secundário. Coimbra, 2011
Resumo: A escola, como qualquer outra organização de prestação de serviços, precisa medir a satisfação dos seus alunos, como clientes ou parceiros que beneficiam do serviço educativo. Neste processo, a escola pode obter orientações para melhorar a qualidade desse serviço que inevitavelmente tem um impacto no desempenho, motivação e envolvimento dos alunos e, consequentemente, no desempenho organizacional. Este estudo tem como principal objectivo avaliar a satisfação dos formandos que se encontram a frequentar os cursos de Educação e Formação de Adultos, nomeadamente os que frequentam o nível secundário de qualificação escolar. Para avaliar a satisfação dos formandos utilizou-se um questionário, através do qual foram inquiridos cento e noventa e três formandos de seis escolas pertencentes a seis concelhos diferentes. Na análise dos resultados do inquérito foram utilizadas várias técnicas estatísticas, nomeadamente a ANOVA, a regressão linear múltipla e a análise de clusters. Foi ainda utilizada uma matriz de análise da satisfação versus importância, através da qual se efectuou um diagnóstico dos serviços prestados pelas escolas. Verificou-se existirem diferenças significativas nos factores que influenciam o nível global de satisfação entre os formandos de sexo masculino e do sexo feminino. A satisfação global dos formandos do sexo masculino é influenciada pela sua satisfação relativa ao ii processo de formação e aos recursos informáticos. A satisfação global dos formandos do sexo feminino é influenciada pela sua satisfação relativa ao processo de formação, aos recursos informáticos e às infra-estruturas. Finalmente, foram identificados níveis de excelência em serviços considerados muito importantes pelos formandos. No entanto, foram identificados outros serviços igualmente importantes para os quais algumas escolas deverão agendar iniciativas de melhoria
URI: https://hdl.handle.net/10316/17997
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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