Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/17997
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Carlos F. | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Elsa Maria Leandro Póvoa | - |
dc.date.accessioned | 2011-12-22T14:26:07Z | - |
dc.date.available | 2011-12-22T14:26:07Z | - |
dc.date.issued | 2011-10-03 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, Elsa Maria Leandro Póvoa - A avaliação da satisfação dos formandos nos cursos de educação e formação de adultos de nível secundário. Coimbra, 2011 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/17997 | - |
dc.description.abstract | A escola, como qualquer outra organização de prestação de serviços, precisa medir a satisfação dos seus alunos, como clientes ou parceiros que beneficiam do serviço educativo. Neste processo, a escola pode obter orientações para melhorar a qualidade desse serviço que inevitavelmente tem um impacto no desempenho, motivação e envolvimento dos alunos e, consequentemente, no desempenho organizacional. Este estudo tem como principal objectivo avaliar a satisfação dos formandos que se encontram a frequentar os cursos de Educação e Formação de Adultos, nomeadamente os que frequentam o nível secundário de qualificação escolar. Para avaliar a satisfação dos formandos utilizou-se um questionário, através do qual foram inquiridos cento e noventa e três formandos de seis escolas pertencentes a seis concelhos diferentes. Na análise dos resultados do inquérito foram utilizadas várias técnicas estatísticas, nomeadamente a ANOVA, a regressão linear múltipla e a análise de clusters. Foi ainda utilizada uma matriz de análise da satisfação versus importância, através da qual se efectuou um diagnóstico dos serviços prestados pelas escolas. Verificou-se existirem diferenças significativas nos factores que influenciam o nível global de satisfação entre os formandos de sexo masculino e do sexo feminino. A satisfação global dos formandos do sexo masculino é influenciada pela sua satisfação relativa ao ii processo de formação e aos recursos informáticos. A satisfação global dos formandos do sexo feminino é influenciada pela sua satisfação relativa ao processo de formação, aos recursos informáticos e às infra-estruturas. Finalmente, foram identificados níveis de excelência em serviços considerados muito importantes pelos formandos. No entanto, foram identificados outros serviços igualmente importantes para os quais algumas escolas deverão agendar iniciativas de melhoria | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | FEUC | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Satisfação de serviço | por |
dc.subject | Avaliação da satisfação | por |
dc.subject | Educação de adultos | por |
dc.title | A avaliação da satisfação dos formandos nos cursos de educação e formação de adultos de nível secundário | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.advisor.researchunit | CeBER – Centre for Business and Economics Research | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-7071-8833 | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Avaliação da Satisfação dos Formandos nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário.pdf | 2.01 MB | Adobe PDF | View/Open | |
A Avaliação da Satisfação dos Formandos nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário_Apêndice A.pdf | 602.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.