Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/17997
Title: | A avaliação da satisfação dos formandos nos cursos de educação e formação de adultos de nível secundário | Authors: | Rodrigues, Elsa Maria Leandro Póvoa | Orientador: | Gomes, Carlos F. | Keywords: | Satisfação de serviço; Avaliação da satisfação; Educação de adultos | Issue Date: | 3-Oct-2011 | Publisher: | FEUC | Citation: | Rodrigues, Elsa Maria Leandro Póvoa - A avaliação da satisfação dos formandos nos cursos de educação e formação de adultos de nível secundário. Coimbra, 2011 | Abstract: | A escola, como qualquer outra organização de prestação de serviços, precisa medir a satisfação dos seus alunos, como clientes ou parceiros que beneficiam do serviço educativo. Neste processo, a escola pode obter orientações para melhorar a qualidade desse serviço que inevitavelmente tem um impacto no desempenho, motivação e envolvimento dos alunos e, consequentemente, no desempenho organizacional. Este estudo tem como principal objectivo avaliar a satisfação dos formandos que se encontram a frequentar os cursos de Educação e Formação de Adultos, nomeadamente os que frequentam o nível secundário de qualificação escolar. Para avaliar a satisfação dos formandos utilizou-se um questionário, através do qual foram inquiridos cento e noventa e três formandos de seis escolas pertencentes a seis concelhos diferentes. Na análise dos resultados do inquérito foram utilizadas várias técnicas estatísticas, nomeadamente a ANOVA, a regressão linear múltipla e a análise de clusters. Foi ainda utilizada uma matriz de análise da satisfação versus importância, através da qual se efectuou um diagnóstico dos serviços prestados pelas escolas. Verificou-se existirem diferenças significativas nos factores que influenciam o nível global de satisfação entre os formandos de sexo masculino e do sexo feminino. A satisfação global dos formandos do sexo masculino é influenciada pela sua satisfação relativa ao ii processo de formação e aos recursos informáticos. A satisfação global dos formandos do sexo feminino é influenciada pela sua satisfação relativa ao processo de formação, aos recursos informáticos e às infra-estruturas. Finalmente, foram identificados níveis de excelência em serviços considerados muito importantes pelos formandos. No entanto, foram identificados outros serviços igualmente importantes para os quais algumas escolas deverão agendar iniciativas de melhoria | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17997 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Avaliação da Satisfação dos Formandos nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário.pdf | 2.01 MB | Adobe PDF | View/Open | |
A Avaliação da Satisfação dos Formandos nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário_Apêndice A.pdf | 602.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
888
checked on Nov 6, 2024
Download(s) 10
2,414
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.