Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/21438
Title: | Regulação emocional em adolescentes (ERICA): estudo da relação com a percepção da aceitação-rejeição materna | Authors: | Machado, Teresa S. Reverendo, Isabel M. |
Orientador: | Reverendo, Isabel M. | Keywords: | Regulação emoções; Psicologia desenvolvimento | Issue Date: | 2012 | metadata.degois.publication.title: | 12.o Colóquio Psicologia Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática | metadata.degois.publication.location: | Lisboa | Abstract: | A capacidade para regular emoções é fundamental para o desenvolvimento adaptado e tem sido alvo de renovado interesse no estudo ao longo da infância e adolescência, sendo consensual que se desenvolve na confluência da maturidade biológica e relações com os cuidadores. Este estudo apresenta dados preliminares da adaptação e validação do ERICA – Emotion Regulation Index for Children and Adolescents – que avalia a percepção (nas dimensões controlo emocional, auto- consciência emocional e responsividade situacional) da regulação emocional em crianças e adolescentes. A amostra é composta por 268 adolescentes, dos 12 aos 15 anos, do ensino público e particular/cooperativo, da zona centro de Portugal. Seguindo a tese de que a emergência da regulação emocional se dá no contexto relacional, explora-se ainda a relação entre percepção da regulação emocional e percepção da aceitação/rejeição parental – avaliada com CHILD PARQ: Mother (Short-Form). Os dados mostram que valores superiores na regulação emocional se relacionam com menor rejeição materna percepcionada, e que a percepção da a aceitação-rejeição materna é preditora da regulação emocional na adolescência. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21438 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Machado&Reverendo2012pdf.pdf | 188.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.