Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21438
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReverendo, Isabel M.-
dc.contributor.authorMachado, Teresa S.-
dc.contributor.authorReverendo, Isabel M.-
dc.date.accessioned2013-01-09T13:06:01Z-
dc.date.available2013-01-09T13:06:01Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/21438-
dc.description.abstractA capacidade para regular emoções é fundamental para o desenvolvimento adaptado e tem sido alvo de renovado interesse no estudo ao longo da infância e adolescência, sendo consensual que se desenvolve na confluência da maturidade biológica e relações com os cuidadores. Este estudo apresenta dados preliminares da adaptação e validação do ERICA – Emotion Regulation Index for Children and Adolescents – que avalia a percepção (nas dimensões controlo emocional, auto- consciência emocional e responsividade situacional) da regulação emocional em crianças e adolescentes. A amostra é composta por 268 adolescentes, dos 12 aos 15 anos, do ensino público e particular/cooperativo, da zona centro de Portugal. Seguindo a tese de que a emergência da regulação emocional se dá no contexto relacional, explora-se ainda a relação entre percepção da regulação emocional e percepção da aceitação/rejeição parental – avaliada com CHILD PARQ: Mother (Short-Form). Os dados mostram que valores superiores na regulação emocional se relacionam com menor rejeição materna percepcionada, e que a percepção da a aceitação-rejeição materna é preditora da regulação emocional na adolescência.-
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectRegulação emoções-
dc.subjectPsicologia desenvolvimento-
dc.titleRegulação emocional em adolescentes (ERICA): estudo da relação com a percepção da aceitação-rejeição materna-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.firstPage1596-
degois.publication.lastPage1610-
degois.publication.locationLisboa-
degois.publication.title12.o Colóquio Psicologia Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática-
dc.relation.publisherversionISPA-Lisboa-
dc.peerreviewedYes-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypeconferenceObject-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.author.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.author.orcid0000-0002-1012-8660-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Machado&Reverendo2012pdf.pdf188.54 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.