Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/21438
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reverendo, Isabel M. | - |
dc.contributor.author | Machado, Teresa S. | - |
dc.contributor.author | Reverendo, Isabel M. | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-09T13:06:01Z | - |
dc.date.available | 2013-01-09T13:06:01Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/21438 | - |
dc.description.abstract | A capacidade para regular emoções é fundamental para o desenvolvimento adaptado e tem sido alvo de renovado interesse no estudo ao longo da infância e adolescência, sendo consensual que se desenvolve na confluência da maturidade biológica e relações com os cuidadores. Este estudo apresenta dados preliminares da adaptação e validação do ERICA – Emotion Regulation Index for Children and Adolescents – que avalia a percepção (nas dimensões controlo emocional, auto- consciência emocional e responsividade situacional) da regulação emocional em crianças e adolescentes. A amostra é composta por 268 adolescentes, dos 12 aos 15 anos, do ensino público e particular/cooperativo, da zona centro de Portugal. Seguindo a tese de que a emergência da regulação emocional se dá no contexto relacional, explora-se ainda a relação entre percepção da regulação emocional e percepção da aceitação/rejeição parental – avaliada com CHILD PARQ: Mother (Short-Form). Os dados mostram que valores superiores na regulação emocional se relacionam com menor rejeição materna percepcionada, e que a percepção da a aceitação-rejeição materna é preditora da regulação emocional na adolescência. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Regulação emoções | - |
dc.subject | Psicologia desenvolvimento | - |
dc.title | Regulação emocional em adolescentes (ERICA): estudo da relação com a percepção da aceitação-rejeição materna | - |
dc.type | conferenceObject | - |
degois.publication.firstPage | 1596 | - |
degois.publication.lastPage | 1610 | - |
degois.publication.location | Lisboa | - |
degois.publication.title | 12.o Colóquio Psicologia Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática | - |
dc.relation.publisherversion | ISPA-Lisboa | - |
dc.peerreviewed | Yes | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | conferenceObject | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.author.researchunit | Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC) | - |
crisitem.author.parentresearchunit | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-1012-8660 | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Machado&Reverendo2012pdf.pdf | 188.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.